Milhões de segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) estão ansiosos pelos pagamentos do 13º salário deste ano de 2025. Mas já existe uma data?

Milhões de segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) estão ansiosos pelos pagamentos do 13º salário deste ano de 2025. Mas já existe uma data?
Com a chegada de 2025, muitos segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já estão de olho no que vai acontecer com os pagamentos do 13º salário. Esse é um saldo extra normalmente pago no final do ano para os beneficiários.
Atualmente, no entanto, ainda não há uma data definida para o pagamento do 13º salário para os segurados do INSS em 2025.
Seja como for, com base em precedentes dos anos anteriores e em informações de bastidores colhidas por veículos de imprensa, existe uma clara possibilidade de antecipação dos pagamentos já para o primeiro semestre.
Tendência de antecipação do 13º salário
Anos anteriores
Entre os anos de 2022 e 2024, o governo federal decidiu antecipar o pagamento do 13º salário para os aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílio previdenciários. No ano passado, por exemplo, a primeira parcela foi paga entre 24 de abril e 7 de maio, e a segunda entre 24 de maio e 7 de junho.
Expectativa para 2025
Embora o governo federal ainda não tenha confirmado o que vai acontecer nesse ano, a expectativa é de que o poder executivo mantenha essa prática de antecipar os pagamentos do 13º salário para o final do primeiro semestre, seguindo o que aconteceu nos anos anteriores.
Quem tem direito ao 13º salário
Como acompanhar a sua situação
Para acompanhar o andamento da novela envolvendo os pagamentos do 13º salário, é fundamental que os segurados acompanhem as informações divulgadas nos canais oficiais do INSS, do governo federal, e em veículos de mídia de confiança.
Você também poderá realizar uma consulta segura através dos canais oficiais do INSS como o site ou mesmo aplicativo do Meu INSS. Essas aplicações são gratuitas e já estão disponíveis para download.
O 13º salário é uma espécie de adicional normalmente pago no final do ano para trabalhadores formais e aposentados e pensionistas do INSS.
Para os trabalhadores formais, a primeira parcela ou a parcela a única precisa ser liberada até o dia 30 de novembro, e a segunda parcela precisa ser paga até o dia 20 de dezembro.