Skip to content
A organização internacional Wycliffe Associates anunciou recentemente a utilização do serviço de internet via satélite Starlink, desenvolvido pela SpaceX, para acelerar a tradução e entrega da Bíblia em áreas remotas. A iniciativa busca melhorar a conectividade de tradutores em regiões de difícil acesso, aumentando a eficiência do trabalho.
Segundo a Wycliffe Associates, a tecnologia Starlink, criada pela empresa de Elon Musk, oferece velocidades de internet comparáveis às de serviços terrestres. Essa conectividade é essencial em locais onde a internet é limitada e a eletricidade é instável, muitas vezes exigindo o uso de energia solar para manter os equipamentos funcionando.
Um representante da organização afirmou: “A Starlink vai transformar nossa capacidade de apoiar os tradutores, permitindo contato constante e mais suporte teológico, além de facilitar comunicações em tempo real”.
A Wycliffe Associates destacou que os avanços em tecnologia de satélites reduziram custos, possibilitando o envio de equipes para áreas ainda mais remotas. De acordo com Mark Stedman, vice-presidente de Tecnologia, os primeiros testes foram conduzidos no Sudeste Asiático ao longo do último ano, e há planos de expansão para outros países.
Fundada em 1967, a Wycliffe Associates atua em mais de 60 países, trabalhando para acelerar a tradução da Bíblia. Atualmente, o texto bíblico está disponível em diversas línguas nativas, e o objetivo é levar as Escrituras a comunidades sem acesso à Palavra de Deus.
No último ano, a organização intensificou a distribuição de Bíblias impressas para 13 grupos linguísticos no Norte da África e Oriente Médio, onde milhões de pessoas ainda não têm as Escrituras em suas línguas nativas.