MundoNotíciasTecnologia e Ciência

Marcas de carros da China vão invadir o Brasil em 2025; conheça todas

A “invasão chinesa” no segmento automotivo do Brasil foi grande em 2024 e, pelo jeito, será ainda maior em 2025. Além de BYD, GWM, Zeekr, JAC Motors e Chery, hoje as mais conhecidas do público, mais de uma dezena de fabricantes já confirmaram que venderão seus carros em nosso mercado no ano que vem.

A enxurrada de marcas conta com algumas que já tentaram a sorte por aqui, mas, por uma série de razões, não conseguiram sucesso, como a MG Motor e a Geely (dona da Volvo), e outras novatas, como a Leapmotor, hoje pertencente ao Grupo Stellantis, a Neta Auto e a Omoda & Jaecoo, que o CT Auto conheceu de perto em uma viagem à China.

Confira, a seguir, 15 fabricantes de carros da China que já confirmaram presença no Brasil em 2025.

A maior expoente do segmento de carros eletrificados hoje no Brasil chegou da China cercada de desconfiança, mas logo conquistou o público.

A BYD está confirmadíssima no mercado nacional em 2025 e promete trazer para cá suas submarcas de luxo, como a Denza, para brigar em um patamar ainda mais alto no Brasil.

14. GWM

Principal rival da BYD em 2024, com rounds disputadíssimos tanto pela liderança do ranking de elétricos mais vendidos quanto no de híbridos, a Great Wall Motor, ou simplesmente GWM, também seguirá por aqui.

A montadora, que conhecemos intimamente em uma visita à fábrica na China, também terá subsidiárias atuando no Brasil em 2025 com foco em SUVs off-road e de luxo — Tank e Wey.

13. JAC Motors

Uma das desbravadoras do mercado brasileiro, a JAC Motors seguirá firme e forte no país em 2025, mas, até o momento, não confirmou muitas novidades no segmento dos elétricos, além do aguardado E-JS3, que o CT Auto viu de perto no Salão de Pequim.

Além do futuro rival do Dolphin, outro lançamento confirmado é a picape Hunter, que chegará primeiro em sua versão a combustão, com motor diesel e, posteriormente, com motorização eletrificada.

12. Zeekr

A Zeekr chegou há pouco tempo no Brasil e, por enquanto, apresentou apenas dois modelos para o público local: o 001, luxuoso SUV com pegada esportiva, e o X, mais voltado para uso urbano.

Em 2025, porém, as ambições da marca são grandes. Além de tentar avançar na construção de uma fábrica no Brasil, a “prima chinesa” da Volvo quer se aproveitar do combo luxo + design + tecnologia para incomodar rivais em uma prateleira superior, como Audi, Mercedes e Porsche.

11. Lynk & Co

A Lynk & Co é outra fabricante chinesa que pertence ao Grupo Geely e, assim como a Zeekr, pretende fazer de 2025 o ano do pontapé inicial de seus negócios em território verde-amarelo.

Não há, por enquanto, confirmação oficial sobre a chegada dessa marca por aqui, mas, recentemente, nossos colegas do Auto Esporte divulgaram que as tratativas estão avançadas, inclusive com a Zeekr mostrando interesse em comandar as vendas da “irmã” no Brasil.

10. Chery

A Chery, que no Brasil atual sob a bandeira Caoa, não tem motivos para sair daqui. Afinal de contas, os modelos da linha Tiggo são um sucesso, e devem contar com novidades na família em 2025.

Além das novas gerações do Tiggo 8 e, provavelmente, do Tiggo 3X, a marca espera lançar por aqui uma inédita caminhonete média, que o CT Auto viu de perto durante a convenção global, em Shangai.

9. Omoda & Jaecoo

A Omoda & Jaecoo, ou O&J, é uma joint venture que faz parte da Chery International e, em 2025, fará sua estreia no mercado brasileiro. A montadora, aliás, tem um ponto curioso: ela NÃO VENDE seus modelos em território chinês, apenas em mercados estrangeiros.

Os dois primeiros carros da O&J a chegar por aqui já foram confirmados faz tempo: o Omoda 5 e o Jaecoo 7. Depois deles, muitas outras novidades virão, e outras carecem de confirmação, como apuramos em nossa viagem para a Ásia a convite da marca.

8. Leapmotor

A Leapmotor, que agora conta com a participação do Grupo Stellantis, promete fazer barulho no Brasil. A marca já confirmou seus dois primeiros lançamentos por aqui e, se eles forem tão bons quanto a propaganda, têm tudo para balançar o mercado.

O T03 é uma espécie de “anti-Dolphin”, e aposta no preço baixo para se tornar o mais novo campeão de emplacamentos, enquanto o C10 é um SUV de porte grande que tem na mira ninguém menos que o Jeep Commander, imbatível no segmento dos D-SUVs no país.

7. MG Motor

A MG Motor faz parte do grupo de marcas de carros da China que já tentaram, sem sucesso, prosperar no Brasil. Agora, porém, a ideia é diferente, com a promessa de carros mais modernos e até uma fábrica em Minas Gerais.

A empresa pertencente à gigante SAIC (Shangai Automotive Industry) deve adotar estratégia semelhante à aplicada pela BYD por aqui, focando em carros elétricos ou híbridos de baixo custo e bom pacote tecnológico, como o MG4.

6. Geely

A Geely é, sem dúvida, a marca de carros da China que promete chamar mais a atenção dos brasileiros, pois tem, em seu guarda-chuva, outras fabricantes de peso, como já citamos por aqui.

A gigante asiática se destaca por lançar modelos com excelente autonomia e, também, pelos seus sistemas de direção autônoma. Como as ruas brasileiras não estão 100% preparadas para os níveis avançados de ADAS, porém, as últimas novidades, ao menos nesse tópico, não devem chegar por aqui tão cedo.

5. GAC

A GAC Motor (não confundir com a JAC Motors) prometeu investir US$ 1 bilhão (cerca de R$ 6 bilhões) no mercado brasileiro a partir de 2025. O pacote contempla o lançamento de pelo menos 7 carros, com um detalhe interessante.

A marca chinesa, ao contrário das demais, não quer colocar apenas modelos híbridos e elétricos no país e já avisou que carros a combustão também deverão chegar por aqui para brigar com modelos mais generalistas do Brasil.

4. Polestar

Marca do Grupo Geely com bastante “intimidade” com a Volvo, a Polestar é considerada uma das maiores rivais da Tesla fora do Brasil. Como a empresa do bilionário Elon Musk só entrega seus modelos em nosso país por encomenda, a nova marca chinesa tem tudo para reinar nesse segmento.

Agora independente da Volvo, a Polestar quer oferecer um diferencial aos clientes brasileiros: a chance de customizar os carros, sempre elétricos, de forma prática e rápida, com todo o processo online. Será que vinga?

3. Neta Auto

Estamos chegando ao fim de nossa lista com 15 marcas de carro da China que vão invadir o Brasil em 2025 com mais uma que o CT Auto já viu de perto, mas não na Ásia, e sim no Festival Interlagos 2024.

A Neta Auto chegou a ter sua operação ameaçada no Brasil por problemas técnicos, mas contornou a situação e já até iniciou a pré-venda de seus dois primeiros carros por aqui — Aya e X (xará do modelo da Zeekr).

2. Riddara

A Riddara é outra marca de carros da China que, embora oficialmente não tenha anunciado sua chegada ao país, já tem até modelos sendo testados por aqui, como a RD6.

Especializada em picapes, a fabricante de carros elétricos quer transformar a Riddara RD6 no pesadelo da Fiat Toro, uma das caminhonetes mais vendidas do Brasil há anos. Será que consegue?

1. Wuling

A última marca da China que deve impulsionar a invasão dos carros da Ásia no Braisl em 2025 é a Wulling. Você pode até não conhecer a fabricante de nome, mas saiba que ela é ligada a ninguém menos que a General Motors.

A GM, aliás, já teria demonstrado interesse em trazer carros da Wuling para o Brasil, em um processo similar ao adotado pela Stellantis para introduzir a Leapmotor no país em 2025.

Então, vamos recapitular quais as 15 marcas de carros da China que estarão no Brasil em 2025:

  • BYD
  • GWM
  • JAC Motors
  • Zeekr
  • Lynk & Co
  • Chery
  • Omoda&Jaecoo
  • Leapmotor
  • MG Motor
  • Geely
  • GAC Motor
  • Polestar
  • Neta Auto
  • Riddara
  • Wuling