Skip to content
Tradicionalmente milhares de pessoas pegam a estrada para passar a virada do ano. O destino mais procurado costuma ser o litoral, o que reforça a necessidade de blitz policial. Quem for pego dirigindo com a CNH (Carteira Nacional de Habilita) vencida, vai se complicar.
A Polícia Rodoviária Militar reforça o monitoramente dos veículos durante a temporada do final de ano. São feitas blitz nas principais rodovias do país, e na chegada das cidades que são mais procuradas. A ideia é conferir a CNH do motorista e a documentação do automóvel.
Por isso, quem pretende viajar nesse final de ano ou durante o verão precisa se programar para fazer a renovação da sua carteira. Além disso, quem estiver com o documento suspenso não pode dirigir e precisará de um tempo mais longo para voltar a ter a permissão.
Isso porque, quando a CNH é perdida por conta de multas, há um período em que o motorista é penalizado e perde o direito de dirigir. Depois, precisa passar por um curso de reciclagem para voltar a ter acesso a sua habilitação.
Quem está com a CNH com validade marcada até dezembro já deve agendar a renovação. Isso porque, há um prazo para que o documento seja trocado e possa ser retirado ou recebido em casa.
A lei permite que o motorista conduza o automóvel com a habilitação vencida por até 30 dias após a data de vencimento. É entendido que nesse período os trâmites para a troca do documento já estejam acontecendo.
Quem insistir em conduzir o automóvel com a CNH vencida vai ser penalizado. Não é possível identificar que o motorista está sem a habilitação apenas pela placa do automóvel, por isso as consequências virão após a blitz policial.