O gabinete de Trump está completo… Confira o perfil dos escolhidos
O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou na noite da última sexta-feira (22) os principais nomes de seu governo
O primeiro escalão do futuro governo de Trump está completo. O presidente dos Estados Unidos priorizou a lealdade.
Mais anúncios de nomeações são esperados nos próximos dias, com Trump esperançoso de obter o maior número possível de indicados aprovados pelo Senado antes de sua posse.
Pam Bondi, Procuradora-Geral
A escolha de Trump para liderar o Departamento de Justiça, que ele prometeu reformar, é uma aliada de longa data. Durante sua primeira administração, Bondi trabalhou na Casa Branca auxiliando na comunicação relacionada ao primeiro processo de impeachment de Trump. Ela também atuou em uma comissão sobre abuso de opióides e drogas. Como procuradora-geral da Flórida, Bondi ganhou destaque nacional por seus esforços para revogar a lei de cuidados acessíveis (Affordable Care Act) e disposições que impediam seguradoras de saúde de cobrar mais de clientes com condições pré-existentes.
Howard Lutnick, Secretário de Comércio
Enquanto a disputa sobre quem liderará o Departamento do Tesouro continua, um dos candidatos foi designado para outro papel econômico, com Trump planejando colocar Lutnick, co-presidente de transição, à frente da agência encarregada de promover negócios nos EUA e apoiar o crescimento econômico. Lutnick, presidente e CEO da Cantor Fitzgerald, é uma escolha ligada a Wall Street e de quem se espera a execução de políticas em torno da palavra favorita de Trump — “tarifas” — e continue a promover uma agenda econômica populista.
Sean Duffy, Secretário de Transportes
O ex-congressista e personalidade da televisão Sean Duffy será o responsável pelas decisões sobre a infraestrutura de transporte dos EUA, incluindo expansão e melhorias em rodovias, redes ferroviárias e aeroportos.
Chris Wright, Secretário de Energia
O executivo do setor de serviços de fraturamento hidráulico de petróleo e gás, Chris Wright, foi escolhido por Trump para liderar o Departamento de Energia.
Doug Burgum, Secretário do Interior
O governador de Dakota do Norte, Doug Burgum, é a escolha de Trump para liderar o Departamento do Interior, que supervisiona o desenvolvimento de energia, pastagens e outras atividades em cerca de 500 milhões de acres de terras públicas, bem como em águas da federação dos EUA.
Pete Hegseth, Secretário de Defesa
Veterano do Exército e personalidade da Fox News, Pete Hegseth estaria à frente das Forças Armadas dos EUA em um momento marcado pela contínua guerra da Rússia na Ucrânia, conflitos no Oriente Médio e tensões crescentes com a China em torno de Taiwan e do Mar do Sul da China.
Elon Musk e Vivek Ramaswamy, Eficiência Governamental
Trump recorreu ao seu aliado mais rico e antigo oponente primário para supervisionar o que ele chama de “Departamento de Eficiência Governamental”, cuja sigla, DOGE, é a mesma de uma moeda popular que Musk promoveu on-line. Enquanto “departamento” sugere uma agência governamental, é mais provável que seja uma comissão presidencial que procura maneiras de cortar gastos.
Marco Rubio, Secretário de Estado
Rubio se tornou um dos maiores apoiadores de Trump no Senado. Ele também é um crítico de longa data da China. Rubio defendeu a posição de Trump de buscar um fim rápido para a guerra da Rússia na Ucrânia, sugerindo negociações que poderiam levar Kiev a ceder territórios ocupados. É um crírico severo do ministro Alexandre de Moraes.