Operação: Menino de 14 anos foi responsável por filiar Lula ao PL
Polícia Federal cumpriu mandado em Dourados (MS), nesta quarta-feira
Nesta quarta-feira (30), a Polícia Federal (PF) deflagrou uma operação para apurar a filiação indevida de Lula (PT) ao Partido Liberal (PL), em julho de 2023. O mandado foi cumprido em Dourados, Mato Grosso do Sul. Segundo a CNN, o alvo das buscas é um menor de idade, de 14 anos, suspeito de ter feito o registro.
O celular e o computador do garoto foram apreendidos pela PF e levados para perícia.
A ação desta quarta foi batizada de Infiliatio. A falsa filiação do petista à legenda foi comunicada ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e revertida ainda no ano passado. Na época do episódio, a Corte informou que a senha usada para acessar o sistema e inserir a filiação do presidente era de uma advogada do PL. Nesta quarta, porém, o alvo do mandado de busca é um menor de idade, segundo a TV Globo.
De acordo com a PF, não há indicativo de que tenha ocorrido uma invasão hacker ao sistema do TSE, mas, na verdade, o que teria acontecido seria uma inserção de dados falsos em formulários de filiação. A Polícia Federal, inclusive, apura a atuação de um funcionário do PL, que teria feito a “etapa de moderação” do cadastro.
A corporação informou que os investigados podem responder pelos crimes de invasão de dispositivo informático, falsidade ideológica e falsa identidade. A investigação ainda visa apurar se os envolvidos cometeram outras fraudes e qual seria a intenção deles.