JustiçaNotíciasPolíciaTelevisão e Cinema

Assassino de ator tenta agredir seus advogados, e júri é cancelado

Paulo Cupertino destituiu sua defesa e, por isso, o julgamento precisou ser cancelado

Paulo Cupertino, o homem acusado de matar o ex-ator Rafael Miguel e os pais do artista, em 2019, pediu a destituição de seu advogado, Alexander Neves Lopes, durante seu julgamento, que havia começado nesta quinta-feira (10). Com a decisão do réu, a sessão foi anulada e uma nova data terá que ser marcada para a realização do júri.

Ao destituir sua defesa, Cupertino alegou que houve quebra de confiança entre ele e o advogado. Por essa razão, um novo defensor terá de ser escolhido. Apesar de alguns depoimentos já terem sido colhidos, o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) também confirmou que tudo será colhido novamente quando o novo julgamento ocorrer, inclusive com novos jurados.

Antes da remoção da defesa, a ex-companheira e mãe da filha de Paulo Cupertino, Vanessa Tibcherani Matias, confirmou a relação abusiva do pai em relação à filha, Isabela Tibcherani, que era namorada de Rafael. Vanessa relatou que o pai tirava a liberdade da jovem e que Isabela nunca se deu bem com Cupertino.

Já Isabela afirmou que foi mantida em cárcere privado por oito meses após seu pai descobrir seu relacionamento com Rafael e que Cupertino a deixou sem acesso ao celular ou contato com outras pessoas. Ela relatou que ficou confinada em um quarto onde sequer podia ver a rua.

– Havia apenas um vitrô no banheiro, que dava diretamente para o comércio do meu pai – disse.

TENTATIVA DE AGREDIR ADVOGADOS

Durante o julgamento, Paulo Cupertino foi algemado, a pedido dos advogados de defesa, após tentar agredi-los durante o julgamento. A informação foi confirmada pelo site Metrópoles, no Fórum Criminal da Barra Funda, na Zona Oeste de São Paulo.

O episódio teria acontecido durante o depoimento de Vanessa. A ex-esposa de Cupertino havia solicitado, e a Justiça acatado, que o réu fosse retirado do júri quando ela fosse prestar depoimento. No entanto, Vanessa acabou mudando de ideia e permitiu que o réu permanecesse no plenário.

SOBRE O CRIME

Rafael Miguel e os pais dele, João Alcisio Miguel e Miriam Selma da Silva, foram assassinados no dia 9 de junho de 2019. Cupertino, acusado de ser o autor dos crimes, escapou das autoridades por três anos e só foi capturado em maio de 2022, em um apartamento na Zona Sul de São Paulo. Ao longo desse tempo, ele passou por 100 endereços em três países: Brasil, Argentina e Paraguai.

O Ministério Público de São Paulo afirmou que Paulo Cupertino mantinha uma relação de posse com a filha, Isabela Tibecherani, e que não aceitava que a jovem se relacionasse com o ex-ator, o que teria o levado a matar o artista e os pais.