Notícias

Alerta laranja: ciclone extratropical traz tempestade e ventos de até 80 km/h para SC

Sobreviventes: vídeo mostra pinguins resgatados voltando para o mar em praia de Florianópolis

Conforme a Defesa Civil, nesta sexta-feira são esperados volumes médios entre 50 mm e 70mm nas regiões da Grande Florianópolis, Baixo e Médio Vale do Itajaí e Litoral Norte. Já no Alto Vale os volumes variam entre 30 mm e 50mm. Do Grande Oeste aos Planaltos entre 40 e 70mm. Conforme a Defesa Civil, ao longo do dia as tempestades avançam do Oeste para as áreas litorâneas.

Já o vento deve nordeste/noroeste, virando para sudoeste, moderado com intensas rajadas, especialmente no sul e litoral, a velocidade varia de 50 km/h a 80 km/h.

O órgão emitiu um alerta laranja para a maior parte do Estado, exceto o Litoral Sul e parte da Serra catarinense. Há o risco alto para ocorrências associadas às tempestades, rajadas de vento e eventual queda de granizo. Após a passagem dos sistema, a tendência é de tempo firme para o final de semana.

Aproximação de ciclone e passagem de frente fria explicam alerta laranja

Segundo a Epagri/Ciram, o alerta é explicado pelo avanço de uma frente fria, combinado com a aproximação de um ciclone extratropical na costa do Rio Grande do Sul.

Mesmo assim, a tendência é de enfraquecimento da circulação marítima e o tempo deve ser firme no fim de semana. O que faz com que o sábado (12), Dia das Crianças, seja de sol na maior parte do estado com alguns pontos de nebulosidade, mas tempo estável.