Prefeita de cidade na Flórida faz apelo por evacuação: “Vocês vão morrer”
Alerta foi dado para moradores que estão em áreas da rota do furacão Milton
Jane Castor, prefeita da cidade de Tampa, que fica na Flórida, endureceu o discurso com os moradores que se recusam a sair de áreas de risco na passagem do furacão Milton. Em entrevista para a CNN nesta segunda-feira (07), Jane declarou: “Posso dizer sem qualquer drama: se vocês escolherem ficar em uma dessas áreas de evacuação, vocês vão morrer.”.
A cidade de Tampa emitiu ordens de evacuação obrigatória para os moradores das Zonas A e B, regiões com maiores riscos de serem atingidas pelo furacão. Também foram emitidos alertar para as pessoas que vivem em casas móveis.
Jane lembrou da tragédia que o furacão Helene provocou na região no mês passado e destacou que a ameaça potencial que o furacão Milton traz é “literalmente catastrófica”. A previsão é de que o furacão Milton toque o solo da Flórida na quarta-feira (09).
Helene
De acordo com a CNN, o Helene foi o segundo furacão mais mortal a atingir os EUA nos últimos 50 anos, perdendo apenas para o furacão Katrina, que matou pelo menos 1.833 pessoas em 2005. As mortes contabilizadas pelo Helene continuam subindo a medida que as regiões afetadas são acessadas. Até o momento, são 235 mortos em seis estados dos EUA, sendo 20 na Flórida e 115 na Carolina do Norte, o local mais atingido.
Milton
O furacão Milton, que se aproxima da Flórida, ganhou uma força “explosiva” e subiu da categoria 2 para a 5, que é a mais alta, de acordo com o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC, na sigla em inglês).
Na manhã desta terça-feira (08) ele perdeu um pouco da força, descendo para categoria 4, mas ainda é considerado um fenômeno com “alto potencial destrutivo”, segundo o NHC.