Veja passo a passo para justificar o voto via app e-Titulo
Segundo o TSE, o prazo para justificar a ausência nas eleições deste domingo (6) é até 5 de dezembro de 2024
E-Título pode ser usado como documento de identificação para eleitores que têm cadastramento biométrico • Antonio Augusto/Ascom/TSE
O eleitor que não conseguir votar nas eleições municipais deste domingo (6) pode realizar a justificativa através do aplicativo e-Título.
Aqueles que não justificarem sua ausência ficarão em débito com a Justiça Eleitoral e não poderão, por exemplo, obter a certidão de quitação eleitoral, dentre outras consequências.
Segundo o TSE, o prazo para justificar a ausência nas eleições deste domingo é até 5 de dezembro de 2024.
Como justificar o voto
Para realizar a justificativa do voto nestas eleições municipais através do aplicativo e-Título, é necessário seguir o passo a passo abaixo.
É necessário ficar atento, pois o acesso ao aplicativo e-Título está disponível somente para quem está com o título eleitoral regular ou suspenso.
Os eleitores que estiverem no exterior no dia da eleição e queiram apresentar justificativa pela ausência também podem utilizar o e-Título.
E-Título: entenda como funciona o título de eleitor digital
O e-Título é um aplicativo do governo federal. Ele permite que o cidadão tenha acesso a uma espécie de via digital do seu título de eleitor.
Ele também informa sobre o local de votação, além de disponibilizar documentos como a certidão de quitação eleitoral e a certidão de crimes eleitorais – contudo, não é possível ter acesso às declarações no dia das eleições. Ele também é utilizado para justificar ausênciaem votações.