O abandono de incapaz, infelizmente, é mais comum do que as pessoas possam imaginar. Há diversos fatores que podem levar uma pessoa a abandonar alguém, como a fome, a crise financeira e tantas outras coisas, embora não seja desculpa para tal ato. Apesar disso, não foi essa a “justificativa” deste pai, que não quis mais criar o filho pequeno por ele não ser seu biologicamente.
Segundo o jornal chinês South China Morning Post, um menino de apenas 5 anos foi abandonado pelo seu pai no jardim de infância, depois que ele descobriu que o menino não era seu filho biológico. O menino foi identificado pelo pseudônimo “Xiao Rui” e teria sido deixado no local durante o dia, sem que o pai voltasse para buscá-lo.
Naquela tarde, quando Xiao Rui estava aguardando para voltar para casa junto do pai, ninguém compareceu para buscá-lo. Depois de algum tempo de espera, os funcionários do jardim de infância entraram em contato com os pais da criança e outros parentes, mas para a surpresa da equipe, nenhum deles o queria de volta.
Segundo a professora de sobrenome Chen, Xiao Rui iniciou sua matrícula no jardim de infância em abril deste ano. Além disso, o responsável por levá-lo até o local, que fica localizado na província de Guangxi, no sul da China, era seu pai, que também o buscava diariamente no final de cada dia.
Chen disse que o pai, que não foi identificado, não viria buscar Xiao Rui pois ele tinha feito um teste de paternidade e descobriu que o menino não era seu filho biológico. Apesar de ter participado da vida da criança, o pai não quis voltar para buscar um filho que não era dele, por isso, avisou que Xiao Rui era um problema da escola apenas.
Apesar de tudo, o homem continuou falando com a escola pelo telefone depois disso, entretanto, se recusava fielmente a buscar o garoto. Sem nenhum remorso, o pai não entendia que Xiao Rui não tinha nenhuma culpa de tudo o que aconteceu entre ele e a mãe, e só queria voltar para o seu lar normalmente.
Mais tarde, depois dessa notícia chocante do pai, a professora do jardim de infância achou uma muda de roupa e um celular na mochila do menino, como se já planejasse o que estaria por vir. Sem saber o que fazer e preocupada com a criança, Chen se deslocou até a casa onde Xiao Rui morava com os pais e infelizmente, estava tudo vazio.
Como o paradeiro da mãe do garoto também era desconhecido, a professora resolveu ligar para a polícia para tentar resolver a situação. Com ajuda dos policiais, eles conseguiram contatar o avô e o tio de Xiao Rui, mas, assim como os pais, eles também se recusaram a dar abrigo ao menino. No fim, segundo a reportagem da Nanning Radio and Television Station, a mãe da criança de 5 anos disse que iria pegar o menino em breve.
Ainda que pareça uma grande barbaridade o ato do homem, ele não cometeu crime abandono segundo a lei chinesa pelo simples fato de que a criança não é seu filho biológico. Por outro lado, a mãe biológica estaria cometendo um crime caso se recusasse a criar o menino, podendo ser presa por até cinco anos.
Conforme o South China Morning Post, pais que abandonam seus filhos na China não são incomuns, mas o número de órfãos no país diminuiu nos últimos anos. Segundo dados oficiais, havia cerca de 193.000 órfãos na China em 2020, 17% menor se comparado com o ano de 2019.