Saúde

Conhece a síndrome do pescoço do digitador? Médico alerta os perigos da condição não tratada

O especialista trouxe em entrevista um alerta sobre os perigos que envolve a síndrome que afeta muitas pessoas

Nos dias atuais é comum que pessoas de diferentes faixas etárias possuem algum tipo de aparelho eletrônico do qual faz parte do dia a dia. A forma em que se usa o celular pode estar relacionado a alguns problemas de saúde da coluna.

Isso porque segundo o médico Fábio Jennings que é especialista em reumatologia trouxe em entrevista para a revista CARAS Brasil um alerta sobre a síndrome do pescoço digitador. Já ouviu falar? Pois ele existe e pode ser responsável por uma série de sintomas.

Fábio ressalta sobre como é a estrutura da coluna cervical, parte em que fica pescoço que é uma região que é mais propícia a sobrecarga comparada a lombar, por exemplo. Com isso, a coluna em uma posição errada torna essa região mais sensível aos sintomas.

A síndrome também chamada de Tex Neck provém da má postura do uso do celular ou outro aparelho, que acaba projetando a cabeça do usuário mais para frente causando a sobrecarga nos músculos, articulações e ligamentos da região.

Permanecer horas e dias com a postura nessas condições traz ao portador da síndrome alguns sintomas sérios que podem se agravar até mesmo para um encurtamento, segundo o médico.

“Envolve um conjunto de sintomas, sendo a dor crônica na região cervical o mais comum. Também podem ocorrer dor que irradia para os braços, encurtamentos musculares dos ombros, dor nas mandíbulas, tonturas e zumbidos”, diz Fábio que receita tratamento com especialista e seguir as recomendações.