Mulher morre eletrocutada ao tirar roupas de máquina de lavar
Maria Silva Viana foi encontrada em meio a água e fiação elétrica
Uma mulher de 44 anos morreu eletrocutada enquanto fazia tarefas domésticas nesta segunda-feira (16), no município de Tanquinho, na Bahia. Maria Silva Viana estava removendo roupas de uma máquina de lavar quando sofreu a forte descarga elétrica. Ela foi encontrada ao lado do eletrodoméstico, em meio a uma grande quantidade de água e fiação elétrica.
De acordo com informações da Polícia Civil repassadas ao portal G1, Maria foi encontrada por parentes e levada às pressas para um hospital da região, mas não resistiu. As autoridades estão realizando perícia no local e colhendo depoimentos dos familiares da vítima.
Segundo pesquisa realiza pela Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel) em 2024, os eletrodomésticos são a segunda maior causa de acidentes no país envolvendo eletricidade.
O executivo de Segurança, João Marcos Porfírio, ressalta a importância de ter atenção ao manusear equipamentos ligados à tomada em locais úmidos ou molhados.
– A primeira orientação é jamais colocar as mãos dentro da máquina de lavar roupa, quando ela estiver ligada à tomada ou em uso, principalmente por ser um equipamento elétrico que possui contato direto com a água, o que potencializa o risco de choque elétrico. A orientação é colocar as roupas e sabão com o equipamento desligado e só quando tudo estiver pronto, iniciar a lavagem – – frisou, de acordo com o portal Tribuna Hoje.
– Outra dica é nunca utilizar equipamentos, como a geladeira ou máquina de lavar, com os pés descalços e ou quando o corpo estiver molhado. Outro ponto importante é garantir o aterramento de todos os equipamentos elétricos, não utilizar os famosos ‘Ts’ ou benjamins, fios desencapados ou extensões improvisadas, além de evitar fazer o uso de equipamentos que não possuem certificação – adicionou.