Unhas precisam de “tempo para respirar“? Especialistas explicam
Unhas precisam de “tempo para respirar”? Especialistas explicam
Profissionais contam quais cuidados são necessários para que estruturas permaneçam saudáveis e hidratadas.
De tempos em tempos, especulações sobre o universo de beleza pipocam nas redes sociais. Entre elas, a necessidade de se fazer uma pausa entre uma esmaltação e outra, sob a justificativa de que as unhas precisam respirar.
Apesar da força do boato, o médico dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia Lucas Miranda explica que o termo “respirar” está incorreto e não passa de um mito, embora reforce a importância de manter um tempo de descanso para evitar problemas como ressecamento e manchas.
“Ao contrário do que se acredita, as unhas, feitas de queratina, uma proteína rígida, não têm capacidade de absorver oxigênio diretamente do ambiente. Ressecamentos e manchas podem surgir devido ao uso contínuo de esmaltes ou a remoção inadequada, especialmente em casos de unhas em gel“, conta.
Thiago Martins, biomédico e mestre em Medicina Estética, acrescenta quais cuidados são necessários diante da pausa entre um esmalte e outro.
“Recomenda-se um período de descanso de, pelo menos, uma semana a cada dois meses de uso contínuo de esmaltes. Isso irá permitir que as unhas se recuperem e reidratem”.
“Nesse período, é essencial manter as unhas bem hidratadas, utilizando óleos específicos, como de amêndoas ou de jojoba. Além disso, evite o uso de removedores de esmalte agressivos”, acrescenta.
Unhas amareladas?
Miranda diz ainda porque o uso contínuo de esmaltes, especialmente em tons escuros, podem levar ao aparecimento de manchas amareladas nas unhas.
“Essas manchas ocorrem devido à absorção dos pigmentos do esmalte. A ausência de pausas entre as aplicações pode exacerbar esse efeito. É recomendado observar e examinar regularmente as unhas para identificar possíveis complicações”.
Veja dicas para manter as unhas saudáveis e hidratadas: