Fazer caminhada emagrece? Sair da vida sedentária e começar a prática de exercícios pode parecer algo complicado logo no início, mas é algo que pode ser mudado com a inclusão de pequenos hábitos em nossa rotina. A caminhada, por exemplo, pode ser uma ótima opção para quem não está acostumado com os exercícios mais pesados.
Começar a fazer pequenas caminhadas em seu dia pode ser ótimo para sair do sedentarismo e focar em uma vida mais saudável. Por ser um exercício leve, ela não exige muito esforço e pode ser incrementada até mesmo durante o dia a dia, quando trocamos o carro por alguns minutos de caminhada.
Será que fazer caminhada emagrece e perde barriga?
Você já conhece os benefícios que a caminhada pode nos proporcionar? Continue lendo esse artigo e entenda porque é tão importante começar a caminhar e incrementar mais saúde em sua vida.
Benefícios de praticar a caminhada
Com a inclusão de cerca de 2 horas de caminhada durante a semana, é possível notar muitos benefícios em sua saúde. Seus músculos começarão a ter mais saúde e força, sua postura ficará melhor definida, seu corpo ficará mais relaxado e sua circulação sanguínea será melhorada. Além disso, a caminhada ajuda na perda de peso e combate a obesidade, infartos, hipertensão, ansiedade e também o estresse.
Quando caminhamos todos os dias, podemos queimar quase 500 calorias por hora de caminhada. Ou seja, mesmo que algumas pessoas achem que a caminhada não faz efeito algum, ela pode ajudar muito na perda de peso.
Dicas para praticar durante a caminhada
A caminhada, mesmo que seja um exercício leve e simples de ser executado, pode ser potencializada com algumas medidas. Andar rápido, manter a postura com os músculos abdominais contraídos e lembrar de balançar os braços para ativar a circulação são algumas das coisas que podemos fazer durante o exercício para ter certeza de que seus benefícios aparecerão.
Além disso, também é preciso tomar alguns cuidados durante a caminhada. Sempre saia para caminhar usando roupas e tênis confortáveis e leves, e, não se esqueça do uso de protetor solar, óculos de sol e de um boné, mesmo que você saia para caminhar no inverno.
Faça seu exercício em horários mais frescos, evitando o horário do meio-dia. Outra dica muito importante, válida para todos os exercícios, é a água. Beba muita água durante todo o seu trajeto para garantir que seu corpo estará hidratado. Para que não ocorram lesões ou cãibras, não se esqueça de fazer alguns alongamentos antes e depois da sua caminhada.
Devo caminhar em jejum?
É comum ouvirmos por aí que exercícios aeróbicos devem ser praticados em jejum ou não terão o efeito esperado. Mas a verdade é que esse ato pode trazer riscos para pessoas que não estão acostumadas com a prática de exercícios ou com a rotina de jejuar.
Com a falta de alimento, nosso corpo fica com pouca energia. A insulina presente em nosso organismo fará com que nossas taxas de glicose fiquem abaixo do esperado, o que pode levar a enjoos, tonturas e até mesmo desmaios.
O ideal é que antes da caminhada você faça uma refeição leve, que contenha uma fonte de carboidratos para lhe dar energia e uma fruta que ajudará na saciedade e hidratação sem que você se sinta desconfortável por ter comido além da conta. Invista em lanches mais leves, como um suco de fruta e um sanduíche natural, por exemplo.