Com uma única mordida, uma cobra Taipan-costeira (Oxyuranus scutellatus) liberou 5,2 mililitros de veneno. Isso é três vezes mais do que a quantidade média produzida pelo animal e representa o novo recorde mundial de maior quantidade de veneno produzido de uma só vez.
Cobra é considerada extremamente imprevisível e perigosa
Veneno é retirado para produzir soro antiofídico
A cobra Taipan-costeira é uma das espécies mais venenosas do planeta. Elas são nativos de regiões costeiras no norte e leste da Austrália e normalmente crescem até 6,6 pés de comprimento.
Os animais têm uma cabeça retangular e grandes olhos castanho-alaranjados. Seus corpos variam em tonalidades de amarelo a marrom-avermelhado, marrom escuro e quase preto.
A Taipan-costeira não é considerada a cobra mais venenosa do mundo, mas é conhecida mundialmente por sua agressividade. O parque é a única instalação na Austrália onde o veneno das serpentes desta é espécie é retirado para produzir soro antiofídico.
Isso acontece porque o procedimento é bastante perigoso. A cobra venenosa afunda suas presas em um grande vidro coberto com plástico e libera o veneno, que é então desidratado a baixa temperatura, e enviado para um fabricante de vacinas.
Cerca de 3.000 picadas de cobra são relatadas todos os anos na Austrália, resultando em aproximadamente 500 internações hospitalares e uma média de 2 mortes. A Taipan-costeira é responsável por 31 mordidas entre 2005 e 2015, embora nenhuma morte tenha sido registrada.