Dicas
0

Esquentar comida no micro-ondas faz mal: mito ou verdade?

Entenda as principais questões sobre a segurança e a suposta perda dos nutrientes dos alimentos no micro-ondas

O micro-ondas é um dos eletrodomésticos mais importantes da casa, permitindo que os usuários descongelem e aqueçam alimentos em um período de tempo curto. Mesmo assim, existem muitas dúvidas em relação ao seu uso.

Uma das questões mais frequentes reside na segurança do aparelho e na suposta perda de nutrientes dos alimentos aquecidos. Afinal, qual é a verdade?

Segurança e perda de nutrientes

Primeiramente, é importante destacar que, desde que usado adequadamente, não há com o que se preocupar em relação à radiação emitida pelo micro-ondas, segundo a Organização Mundial da Saúde.

Contudo, no que diz respeito à perda de nutrientes, uma matéria da BBC aponta que alguns legumes perdem parte de seu valor nutricional quando aquecidos no micro-ondas. Foi descoberto que o aparelho pode remover até 97% dos flavonoides do brócolis, por exemplo.

Por mais que alguns nutrientes possam ser reduzidos, muitos permanecem nos alimentos. É importante destacar também que outros métodos de cozimento também causam perdas nutricionais. Caso você se preocupe com essa questão, considere cozinhar legumes no vapor.

Cuidados que você deve ter com o micro-ondas

Um aspecto a ser considerado é o uso de plásticos inadequados no micro-ondas. Alguns plásticos podem liberar ftalatos quando aquecidos, substâncias químicas prejudiciais à saúde.

Para evitar esse risco, utilize recipientes próprios para micro-ondas, geralmente marcados como “BPA-free”, e evite aquecer alimentos em embalagens plásticas não certificadas. Entre os recipientes, opções de vidro e cerâmica costumam ser indicadas.

Além disso, evite aquecer líquidos por períodos muito longos sem interrupções, pois eles podem ferver de forma explosiva. Mexa o líquido na metade do tempo de aquecimento e novamente antes de retirá-lo para garantir uma temperatura mais equilibrada.

Por último, verifique a vedação da porta com frequência e limpe o interior do micro-ondas para evitar o acúmulo de resíduos, que podem prejudicar o desempenho e a segurança do micro-ondas.

Quando trocar o micro-ondas?

Assim como qualquer eletrodoméstico, o micro-ondas também tem uma vida útil e, eventualmente, precisará ser substituído. Alguns sinais indicam que é hora de considerar a troca:

  • Danos visíveis: rachaduras na porta ou no painel, ferrugem no interior ou qualquer dano que comprometa a vedação.
  • Desempenho reduzido: caso o aparelho demora mais para aquecer os alimentos ou não aquece uniformemente, pode estar na hora de substituí-lo.
  • Mau funcionamento: por último, se o micro-ondas liga e desliga sozinho ou apresenta falhas frequentes, é recomendável considerar a troca.