O que uma xícara de café faz no organismo após ser ingerida
Efeitos estimuladores da cafeína começam logo após 10 minutos do consumo, e para a maioria das pessoas desaparecem uma ou duas horas depois
O café faz parte da rotina da maioria das pessoas. A princípio uma xícara ao acordar, outra depois do almoço para dar um gás no trabalho. Para muitos, é praticamente impossível aguentar o dia inteiro sem o auxílio da cafeína. Mas afinal, o que uma xícara de café faz no organismo após ser ingerida?
Antes de mais nada a matéria foi publicada pelo O Globo.
Xícara de café faz no organismo
Segundo reportagem do jornal britânico DailyMail, o café começa a fazer efeito já 10 minutos após o primeiro gole. Duane Mellor, da Associação Dietética Britânica, afirma que isso reflete a rapidez com que a cafeína é absorvida na corrente sanguínea por partes do sistema digestivo.
Ele explica que é possível absorver um pouco pela boca e pelo estômago. Mas a maior parte ocorre no início intestino. E é justamente depois que a cafeína é absorvida que a pessoa sente o aumento de energia tão buscado pela bebida.
No entanto, os especialistas explicam que esse “impulso” na verdade é um pouco enganador. Afinal a cafeína não fornece energia de fato. Ao contrário, funciona impedindo que seu corpo interaja com a adenosina – substância química que gera a sensação de cansaço.
Aliás, a cafeína tem uma estrutura química que se assemelha à da adenosina. Por isso se encaixa como uma chave numa fechadura para bloquear os receptores de adenosina no corpo. Dessa forma evita que a molécula gere o seu efeito de cansaço, deixando os consumidores do café mais acordados.
Depois de 20 minutos
Mellor explica que a cafeína, após 20 a 30 minutos da sua ingestão, também desencadeia um aumento na pressão arterial.
Segundo ele, isso ocorre porque a substância faz com que os vasos sanguíneos se contraiam. Consequentemente, o corpo eleva a frequência cardíaca. Embora um efeito na maioria das vezes temporário, é ele que leva autoridades de saúde a não recomendarem tomar mais de quatro xícaras de café por dia.
Após 45 minutos
Do mesmo modo, os efeitos da cafeína atingem o pico aos 45 minutos. Nesse sentido, é possível desfrutar dos maiores benefícios em relação à sensação de mais energia e da melhora na concentração.
Após 60 minutos
Depois de uma hora de tomar café, surge um outro efeito, indesejado, o diurético. De acordo com o Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido, isso acontece porque a cafeína inibe a produção do hormônio antidiurético (ADH). Ele faz com que os rins não reabsorvam tanto a água e provoque mais vontade de urinar.
Mas não é apenas fazer mais xixi que pode ser um resultado da ingestão da cafeína. A substância também pode ativar de forma mais significativa as contrações do cólon, o que empurra o conteúdo dentro do intestino grosso. Por isso, muitas pessoas ficam com vontade de evacuar após beber café.
90 minutos e depois
Por fim, o tempo que a cafeína leva para ser metabolizada varia de pessoa para pessoa. No entanto, Mellor afirma que para a maioria os efeitos estimuladores da cafeína começam a desaparecer uma ou duas horas depois.
Desse modo a adenosina, que antes não estava se ligando aos receptores, agora passa a conseguir novamente e provocar a fadiga.