Antes de preparar nosso creme, é importante preservar as folhas de aloe vera na água para que elas liberem o aloin, que é uma substância que pode ser tóxica.
Encontre outras dicas úteis no restante do artigo. O aloe vera, também conhecido em alguns lugares como lesma, é uma das plantas mais valorizadas na indústria cosmética por seus vários benefícios para a beleza de todo o corpo.
Portanto, abaixo compartilharemos a receita de um gel de aloe vera caseiro, muito simples, e as aplicações que você pode dar a ele.
O aloe vera tem propriedades adstringentes, antibacterianas e hidratantes que, quando aplicado sobre a pele, favorecem sua regeneração; para mantê-la jovem e livre de imperfeições.
Também se destaca como um dos maiores agentes naturais refrescantes e cicatrizantes; adequado para o tratamento de queimaduras solares e outras lesões que danificam a estrutura da pele e causam rugas e envelhecimento precoce.
Muito do aloe vera é composto de água, mas também oferece uma quantidade significativa de vitaminas A, C e E, cuja ação antioxidante pode inibir os danos oxidativos à pele.
Estes e muitos outros motivos fizeram com que o aloe se tornasse o ingrediente básico de muitos tratamentos no mercado, que aproveitam seus benefícios para fins estéticos.
Entretanto, para aproveitar todas as suas qualidades, a melhor maneira de usar o aloe é sempre em seu estado 100% natural. Por esta razão, vamos compartilhar a receita de um simples gel de aloe vera caseiro e as aplicações que você pode dar a ele.
Como preparar um gel de aloe vera caseiro
Preparar gel de aloe vera é muito fácil e, acima de tudo, útil. Embora você já possa comprá-lo em apresentações comerciais, é melhor fazê-lo de forma ecológica para cuidar do meio ambiente e evitar conservantes químicos.
Ingredientes
Instruções
Primeiro, cinco dias antes de preparar o gel, regar a planta diariamente para que ela esteja no estado ideal para o corte.
Uma vez transcorrido o tempo recomendado, corte três folhas, ou a quantidade que considerar necessária para extrair o produto.
Quando estiverem prontas, retire as espinhas laterais e coloque-as em um recipiente com água por pelo menos 24 horas, trocando a água a cada três ou quatro horas para que todas as folhas eliminem uma substância conhecida como aloína, que pode ser tóxica.
Após 24 horas, remova-as da água para que se possa extrair a polpa e continuar com a preparação do gel.
Pegue uma faca e abra cada uma das folhas de um lado. Agora, com a ajuda de uma colher ou uma espátula, extraia todo o gel e reserve-o em um recipiente.
Incorporar o suco de limão e o óleo de gérmen de trigo, cuja função é realçar suas propriedades, graças a seu teor de vitamina E e outros antioxidantes.
Uma vez que você tenha tudo pronto na tigela, bata a mistura na velocidade média-alta no liquidificador até obter um creme espesso e de tonalidade branca. Se você não tiver um misturador, você pode fazê-lo com um liquidificador.
Finalmente, coloque o produto em um frasco de vidro hermético e mantenha-o no refrigerador por um tempo maior.
Gel de Aloe Vera
Qualquer que seja a finalidade para a qual você vai usá-la, pegue a quantia que considerar necessária e espalhe-a na área afetada.
É sempre aconselhável repetir sua aplicação três vezes por semana para notar a diferença em um curto espaço de tempo.
Quais são as aplicações deste gel de aloe vera caseiro?
O melhor deste produto natural é que ele pode ser usado diariamente devido às várias aplicações que oferece em relação aos cuidados com a pele.
Suas propriedades nutricionais são únicas e não causam efeitos negativos quando usado topicamente. Ele pode ser usado para:
VEJA TAMBÉM: RECEITA DE HIDRATAÇÃO DE BABOSA PARA OS CABELOS
Como você pode ver, fazer um gel de aloe vera caseiro e natural não é nada complicado e pode ser muito útil para vários tratamentos de beleza relacionados à pele.