Seis formas de ganhar renda extra pelo celular
Confira formas de ganhar dinheiro usando o celular, como vendas online ou uso de aplicativos de cashback
A possibilidade de fazer renda extra pelo celular pode soar como uma falsa promessa – e em alguns casos realmente é. Entretanto, há formas seguras de fazer dinheiro usando apenas o celular, por meio de plataformas e aplicativos seguros.
As possibilidades são muitas, como prestação de serviços, vendas e até respostas a pesquisas. O volume dos ganhos, claro, vai depender muito do tempo de dedicação e do tipo de atividade.
Confira a seguir seis maneiras de conseguir renda extra usando apenas o smartphone.
Como ganhar renda extra pelo celular
A dica é procurar uma forma de renda que se encaixe na sua rotina e que, de preferência, esteja alinhada com seus interesses e habilidades. Confira seis sugestões:
Responder pesquisas online
Há empresas especializadas na avaliação de serviços e de perfil do consumidor que oferecem remuneração para quem responde pesquisas online. Para participar, é necessário cadastrar-se nos sites e comprometer-se a responder às questões com atenção e honestidade.
Antes de começar, confira atentamente a forma de reembolso. Alguns portais oferecem benefícios e recompensas, outros pagam em dinheiro pelo PayPal. Conheça alguns desses sites:
Vender produtos usados
Faça uma boa limpeza nos armários e identifique objetos em bom estado que já não têm mais uso. Em sites especializados é possível vender itens como roupas, acessórios, eletrodomésticos e móveis que hoje só estão ocupando espaço em casa.
Para aumentar as chances de venda, faça boas fotos das peças, apresente claramente as condições do produto e trate os compradores de forma solícita. Essas atitudes ajudam a formar um vendedor bem qualificado.
Conheça alguns portais para a venda de peças usadas:
Dar aulas online
Quem tem algum talento ou habilidade certificada pode prestar serviço a distância oferecendo aulas pela internet. Podem ser aulas de matemática, de filosofia, de exercícios físicos, de gastronomia ou de inglês. De forma online, é possível alcançar alunos interessados em todo o mundo.
Há muitos formatos para compartilhar conhecimento. É possível organizar aulas particulares ou em grupo em plataformas como o Zoom, por exemplo, ou avaliar a criação de cursos gravados.
Usar aplicativos de cashback
Inscrever-se em aplicativos de cashback dá a possibilidade de receber de volta parte do dinheiro gasto em lojas ou beneficiar-se de desconto em uma próxima compra. Uma economia sempre bem-vinda.
Funciona de forma parecida ao cashback do cartão de crédito. Há apps que são afiliados de grandes lojas e oferecem benefícios nas compras feitas nos comércios das empresas parceiras. Conheça dois exemplos:
Oferece cashback nas compras por celular em produtos indicados, além de cupons de desconto. O resgate do dinheiro pode ser feito a partir de um saldo de R$20, fazendo Pix para uma conta digital.
Ame Digital
O aplicativo oferece conta digital para os usuários. Fazendo o pagamento pelo app da Ame em uma das lojas parceiras, parte do valor pago volta para o cliente.
Afiliar-se a um comércio
Trabalhar como um afiliado em comércio digital significa divulgar o produto de terceiros e receber uma comissão das vendas que ocorrem a partir da sua indicação. Tem potencial especial de renda para quem já é produtor de conteúdo ou influenciador digital.
Há diferentes formas de atuar como afiliado. Influenciadores digitais ou formadores de opinião que indicam produtos e serviços para seguidores são um tipo de afiliado. Entretanto, a forma mais comum de atuar nesse mercado é como um “afiliado renda extra”. Nesse perfil, a divulgação normalmente é feita por lista de contatos do WhatsApp, e-mail ou redes sociais.
Para isso, é preciso inscrever-se em programas de afiliados – plataformas de marketing que são acionadas por grandes empresas para divulgar seus produtos. Conheça algumas dessas plataformas:
Assista a vídeos em plataformas que remuneram
Alguns aplicativos oferecem recompensas para quem assiste aos vídeos publicados, participa dos desafios propostos e convida amigos a abrir contas nas plataformas. Quem já é consumidor de vídeos e jogos na internet pode se beneficiar desse hábito.
Para reverter o uso em renda extra, é preciso ter consistência e dedicação. Entenda como funcionam algumas plataformas:
A rede social chinesa remunera usuários para executar missões diárias e permanecer ativos na rede. A principal forma de interação é assistir aos vídeos publicados.
O popular aplicativo de vídeos também oferece maneiras de monetizar o uso, sem precisar ser um influenciar digital para isso. Uma das formas é cumprir com as tarefas propostas pelo app, como convidar amigos, assistir a vídeos por um tempo determinado ou assistir a anúncios.
Este é um aplicativo de recompensas. Os usuários são remunerados conforme as atividades solicitadas pela plataforma, como responder a questionários ou baixar outros apps.