O Parque Estadual Encontro das Águas, em Mato Grosso, foi palco de uma grande batalha do mundo animal: um jacaré e uma sucuri se enfrentaram por mais de duas horas em um rio. A luta foi registrada pelo guia e fotógrafo Branco Arruda.
O que aconteceu
No vídeo, é possível ver o jacaré “vencendo” o duelo. As imagens, gravadas no início de maio, mostram o jacaré abocanhando a cobra — no entanto, não se sabe qual o desfecho da briga entre os répteis.
O registro foi feito pelo guia turístico Branco Arruda. Fotógrafo, ele trabalha há 25 anos com o avistamento de onças-pintadas no Pantanal, mas também costuma encontrar outros animais da fauna local em suas expedições.
Eu estou aqui há 25 anos. Eu penso que já vi de tudo, mas a cada dia você vê uma coisa diferente no Pantanal, brinca Branco em entrevista ao UOL.
O embate entre o jacaré e a sucuri pode ter durado mais de duas horas. Segundo Branco, ele começou a acompanhar o duelo às 15h20, a cerca de 5 metros de distância, e ficou assistindo até às 17h30, quando precisou ir embora.
Essa não foi a primeira vez que o fotógrafo viu uma briga do tipo. Branco recorda duas ocasiões em que presenciou duelos entre jacarés e cobras: em uma delas, a sucuri fugiu; em outra, o jacaré matou a cobra, mas não conseguiu comer. “Depois de dois, três dias, a sucuri boiou no corixo, morta”, conta.18.out.
As imagens foram gravadas no Parque Estadual Encontro das Águas, no município de Poconé (MT). O local é uma área de preservação ambiental fundada em 2004, a cerca de 100 km de Cuiabá, em uma região do Pantanal rica em cursos d’água.