Religião
0

Vídeo registra padre dando “puxão” no pescoço de bebê durante batismo no RJ 

Vídeo registra padre dando “puxão” no pescoço de bebê durante batismo no RJ

Um vídeo gravado durante um batismo em São Sebastião do Alto, Rio de Janeiro, mostra um padre dando um “puxão” no pescoço de uma bebê.

Um vídeo capturado durante uma cerimônia de batismo em São Sebastião do Alto, localizado na região serrana do Rio de Janeiro, registra o momento em que um padre dá um “puxão” no pescoço de uma menina. O incidente ocorreu no sábado (25) e, em resposta, o padre emitiu um pedido de “perdão” através de uma nota.

Durante o batismo, uma testemunha filmou o ocorrido. As cenas mostram a menina sendo colocada na pia batismal por uma mulher.

A criança começa a se mover e o padre Ricardo Pinheiro Schueller a pressiona em direção à pia para prosseguir com o batismo. O evento se deu na Paróquia de São Sebastião.

Quando a menina começa a chorar e se agitar, o padre puxa seu pescoço, levando a mulher a intervir, segurando a mão do padre para afastá-la da criança. Após o incidente, o padre comenta: “Agora foi. Pronto. Graças a Deus”.

A cerimônia segue com a mulher tentando se afastar com a menina, ainda chorando, mas o padre as chama de volta para uma foto “bonita”. Eles então posam para a foto e o vídeo, que dura 38 segundos, termina.

A gravação foi postada nas redes sociais pela mesma testemunha no dia do batismo. Ela escreveu: “Olhem aí, pessoal. Um momento que deveria ser pura benção para a pequena [nome omitido pela reportagem para preservar a criança] e seus familiares, se tornou um momento triste e de revolta por falta de compreensão do nosso pároco”.

No dia seguinte, domingo (26), o padre Schueller emitiu um pedido de “perdão” em uma nota publicada na página do Facebook da paróquia, expressando remorso por sua “falta de caridade” para com a família, a menina e os convidados, ele disse que estava “movido pelo espírito de Concórdia e de paz” e afirmou que a família havia entrado em contato com ele após o evento.

A Diocese de Nova Friburgo, à qual pertence a paróquia, também divulgou a nota de retratação do padre em sua conta do Instagram, onde as opiniões dos internautas sobre o incidente se mostraram divididas.

Dom Luiz, nosso bispo, conversou comigo e passou suas orientações e correções. Conto com a compreensão e orações de todos! A vida é um aprendizado e em todas as ocasiões Deus quer nos santificar e nos purificar. O zelo pelos sacramentos deve estar acompanhado pelo espírito da caridade fraterna e solidária

Até o momento da publicação desta matéria, nem a Paróquia de São Sebastião, nem o padre ou a Diocese de Nova Friburgo responderam aos pedidos de comentário.

A reportagem mantém o espaço aberto para futuras declarações.

Confira o vídeo:

Veja a nota do padre: