Alerta para quem usa o ciclo rápido da máquina de lavar
Se você acha que utilizar essa função é ideal para economizar tempo está muito enganado
O ciclo rápido da máquina de lavar parece o ideal quando se quer economizar tempo e energia elétrica, ainda mais quando você precisa de agilidade.
Mas, de acordo com especialista do assunto, a opção mais rápida pode não ser a mais vantajosa.
Alerta para quem usa o ciclo rápido da máquina de lavar
Normalmente, o clico rápido das máquinas costuma durar cerca de 30 minutos. Isso tudo, incluindo os processos de limpeza, enxague, centrifugação das roupas.
Devido a rapidez, é necessário que a água seja aquecida mais rapidamente, exigindo do eletrodoméstico um consumo maior de energia em pouco espaço de tempo.
Consequentemente, o gasto energético é maior fazendo com que a conta de luz no fim do mês chegue um pouco mais alta.
Além disso, as desvantagens não param por aí, visto que o ciclo rápido da máquina de lavar, é menos eficaz para uma limpeza mais profunda das roupas.
Ou seja, se você precisar tirar manchas outras programações da máquina devem ser a melhor opção para o processo.
Isso porque, durante o ciclo de menor duração, a água aquece em torno dos 30 graus, o que não favorece a retirada de sujeiras mais densas na roupa.
Outro fator que não é aconselhável utilizar a função rápida é quando se precisar lavar roupas de tecidos mais delicados. Por exemplo, seda ou rendas.
Tais materiais precisam de uma temperatura de água mais controlada e uma centrifugação suave quando estiverem na sua máquina de lavar. Caso contrário, você pode acabar danificando suas peças e deixá-las inutilizáveis.
Então você deve estar se perguntando, quando utilizar o ciclo rápido da máquina de lavar é a melhor opção? Para ser direto, em situações bem especificas.
Então, a função é recomendada quando precisar lavar roupas com menos sujeira ou que estejam apenas precisando de um toque a mais de frescor
Todavia, evite utilizar o ciclo com muita frequência ou para peças de roupas que estejam mais sujas.