Para maioria, supermercado ficou mais caro no governo Lula
Instituto Paraná Pesquisas divulgou levantamento nesta quarta-feira
O brasileiro está cada vez mais desesperançoso com a economia no governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). É o que mostra o levantamento divulgado nesta quarta-feira (8), pelo Instituto Paraná Pesquisas.
A pesquisa, com o objetivo de consultar a “percepção quanto a situação econômica brasileira”, foi realizada entre os dias 27 de abril e 1º de maio. A percepção negativa da população já é maior do que na pesquisa feita em janeiro.
Dentre os entrevistados, 55% apontaram que houve aumento de preços dos produtos no supermercado desde o início do governo Lula. Em janeiro o número era 48,4%.
Percepção no aumento de preços Foto: Reprodução/Instituto Paraná Pesquisas
O instituto questionou especificamente sobre o preço da carne. Para 34,1%, houve aumento desde o início da gestão de Lula, mas 36,3% acham que o produto ficou mais barato. Já 24,9% apontam que não houve alteração no preço, nem para mais, nem para menos.
De acordo com a pesquisa, 28,5% acreditam que a sua situação financeira ainda irá piorar, ante aos 24,5% de janeiro deste ano. Os mais “otimistas”, que acham que a sua condição econômica irá melhorar, caiu de 34,7% para 31,7%.
Para o levantamento, foram ouvidas 2.020 pessoas de 160 municípios dos 26 estados e do Distrito Federal Federal. A margem estimada de erro é de 2,2 pontos porcentuais.