Gato feliz: 7 sinais de que seu bichano tem qualidade de vida
Um gato feliz apresenta alguns comportamentos específicos
Um gato feliz é sinônimo de saúde e bem-estar. Assim como os humanos, os felinos têm necessidades emocionais e físicas que precisam ser atendidas para garantir qualidade de vida. Um gato feliz vive mais tempo e as chances de desenvolver problemas de saúde, como a ansiedade e depressão, são reduzidas. Mas como saber se o seu gato está feliz? A resposta está no comportamento do gato. 7 sinais que os gatos felizes demonstram no dia a dia. Confira!
1) O gatinho feliz está sempre relaxado
Como os bichanos são animais super apegados com a própria rotina e não são muito fãs de mudanças, é natural se deparar com um gato estressado e incomodado quando as coisas saem do “normal”. Eles ficam mais agitados, inquietos e claramente desconfortáveis. Por isso, quando os gatinhos estão em posições confortáveis e aconchegantes, fique tranquilo, pois você está vendo um gatinho feliz. Existem algumas posições de gatos que demonstram que o bichano está se sentindo alegre, relaxado e seguro, como é o caso do gato deitado com barriga para cima. Essa posição indica que o bichano confia em você e se sente seguro no ambiente em que está.
2) Gatos felizes gostam de brincar
Dificilmente você encontrará um gato triste brincando e se divertindo, já que normalmente eles ficam mais retraídos, reclusos e apáticos. Gatos felizes apresentam comportamentos muito diferentes: eles são mais ativos e adoram brincar. Inclusive, existem brincadeiras para gatos que são um sucesso entre os felinos, como os brinquedos com catnip e as varinhas. Se você reparou que seu bichano está distante, não quer comer e anda cabisbaixo, talvez seja melhor levá-lo ao veterinário, pois o gato pode estar com algum problema de saúde.
3) Alimentação regular é sinônimo de gato feliz
Seu gato não quer comer e tem recusando até os petiscos? Com certeza ele não está feliz! Gatinhos felizes se alimentam regularmente e não conseguem recusar um saboroso sachê. Então se o seu gatinho estiver sem apetite, isso pode ser um sinal de que algo não está certo com a saúde dele. Um gatinho feliz apresenta uma postura relaxada e confortável.
4) Rabo relaxado e com poucos movimentos é sinal de gatinhos felizes
Você sabia que o movimento do rabo de gato pode indicar se ele está feliz, triste, com medo e até com raiva? O rabo do gato feliz tem um aspecto relaxado e com poucos movimentos, como se ele estivesse super tranquilo. Esse é um ótimo momento para se aproximar do bichano e fazer carinho à vontade, mas é preciso saber exatamente onde fazer carinho no gato, pois existem algumas zonas “proibidas” no corpinho do animal que se forem tocadas podem deixar o bichano bem irritado.
5) Gatos felizes fazem barulhinhos e ronronam
Diferente dos cachorros que costumam mostrar os dentinhos quando estão sorrindo, o sorriso dos gatos é super discreto. O gatinho feliz emite alguns sons bem baixinhos com a boca fechada que às vezes passam até despercebidos pelos tutores. E embora nem sempre as ronronadas signifique que o felino está contente, o gato ronronando também pode ser um sinal de que ele está sorrindo e feliz.
6) Gatinhos felizes dormem como bebês
Você sabe o que deixa o gato feliz? Uma boa noite de sono. Na verdade, os gatinhos preferem dormir durante o dia devido ao seu instinto caçador noturno, mas dependendo da rotina do bichano, eles também podem tirar longos cochilos durante a madrugada. Um gatinho feliz consegue dormir entre 12 a 16 horas por dia, mas esse período varia de acordo com a idade do felino. Os filhotes de gato, por exemplo, costumam dormir muito mais do que os adultos. Vale dizer que uma rotina de sono adequada faz muito bem para a saúde e bem-estar dos felinos.
7) Amassar pãozinho é sinal de gatos felizes
O gato amassando pãozinho é a coisa mais fofa do mundo, né? Esse é um hábito típico dos felinos que envolve “afofar” superfícies e também os humanos, como se estivessem fazendo uma massagem. Esse é um comportamento instintivo do gato que normalmente se inicia no gato filhote durante a amamentação. Portanto, se o seu gato começar a afofar seu colo, saiba que ele está feliz e confia em você.