Felicidade! Veja quais alimentos aumentam a serotonina no corpo
A serotonina está ligada diretamente à regulação do humor e ao bem-estar
Ao contrário do que muitos pensam, a serotonina não é um hormônio. Na verdade, ela é um neurotransmissor capaz de alterar várias áreas cerebrais. Ela age em diversas funções no organismo, entre elas regulando humor, ansiedade, sono, apetite, ritmo cardíaco, temperatura corporal, sensibilidade e funções cognitivas.
A serotonina, assim como a dopamina e endorfina, propiciam prazer e sensação de recompensa, influenciando diretamente na felicidade.
Existe um aminoácido chamado triptofano, que é essencial ao organismo, mas não é produzido por ele. A sua função é produzir serotonina no cérebro. E alguns alimentos são ricos desse aminoácido, por exemplo:
Já os nutrientes mais importantes na produção e função da serotonina são magnésio, zinco, cromo, vitamina D, vitaminas do complexo B, triptofano e ômega 3.
Os níveis baixos de serotonina no organismo podem causar uma série de efeitos como: mau humor; dificuldade para dormir; aumento de sensações ruins, como tristeza; desejo de se isolar das pessoas; perda de interesse e dificuldade de sentir satisfação e prazer; maior tendência a problemas emocionais, principalmente ansiedade e depressão.
Casos com níveis severamente baixos de serotonina deverão ser avaliados por um médico psiquiatra, que poderá prescrever medicamentos classificados como “inibidores de recaptação de serotonina”.