EconomiaNotícias
0

Comércio já se prepara para o Dia das Mães, a segunda principal data do ano

Data é uma das mais importantes no calendário do varejo, perdendo apenas para o Natal em faturamento

A próxima data promocional do ano para o varejo está chegando. O Dia das Mães, no segundo domingo de maio, que neste ano cai no dia 12, é a segunda melhor época para o comércio, movimentando mais de R$ 30 bilhões em todo o país. Fica atrás somente do Natal.

Conforme dados da Fecomércio PR e Sebrae/PR, as vendas devem se intensificar na semana que antecede à data, pois a maior parte dos filhos, 82,5%, deixa para comprar o presente na última hora, durante a semana ou no mesmo dia.

Os presentes que lideram a preferência dos consumidores nesta celebração são roupas, bolsas, calçados, perfumes, cosméticos e flores.

Portanto, os estabelecimentos que comercializam esses produtos devem apostar em um bom mix de produtos e qualificar sua força de vendas para cativar clientes e aumentar a taxa de sucesso de vendas. Esses setores faturam, em média, 20% a mais no mês de maio e algumas lojas chegam a dobrar os lucros.

As compras pela internet aumentam a cada ano, mas o comércio de rua continua sendo a opção mais recorrente para a aquisição dos produtos. Os pagamentos à vista são a preferência para efetuar a compra, com o crescimento significativo da utilização do Pix, que já se consolidou como o meio de pagamento mais utilizado pelos brasileiros.

A data também movimenta o setor de bares e restaurantes. Apesar dos desafios enfrentados pelos estabelecimentos, um quarto dos empreendedores pretendem contratar no primeiro semestre do ano (25%) e 51% vão manter o quadro de funcionários.

A tendência é de que essas novas vagas visem suprir a alta demanda das duas datas mais rentáveis para o setor: Dia dos Namorados e Dia das Mães.
Capacitação

De acordo com a sondagem da Fecomércio PR e Sebrae/PR realizada no último Dia das Mães, os principais fatores de influência na decisão de comprar são a qualidade do produto e o atendimento do vendedor.

Por isso as equipes precisam estar bem preparadas para atender aos clientes e aproveitar a oportunidade de alavancar as vendas, durante e após o evento sazonal. Em continuidade ao calendário de ações especiais nas datas promocionais do varejo, o Sistema Fecomércio Sesc Senac PR promove, no mês de abril, a “Semana de Preparação para Vendas de Dia das Mães”.

A programação inclui palestras e workshops gratuitos nas unidades Sesc Senac no Paraná.

Para completar, no dia 15 abril, às 19h30, será realizada uma palestra presencial em Curitiba, com transmissão ao vivo pelo canal do Senac no Youtube, com o especialista em inovação no varejo e apresentador do Varejocast, maior podcast de varejo do Brasil, Caio Camargo, que vai falar sobre como maximizar resultados no Dia das Mães e outras datas sazonais.

Até o Natal, outras datas ajudam a impulsionar as vendas no varejo

As datas comemorativas são muito aguardadas pelo varejo. E elas são variadas ao longo do ano, e muitas nem existiam há alguns anos. Antes do Dia das Mães, o comércio trabalhou na Semana do Consumidor, uma espécie de semana promocional que antecedeu o Dia do Consumidor, comemorado no dia 15 de março.

Esta é uma data relativamente nova, mas que nos últimos anos vem sendo usada para promoções ou troca de estoques pós-carnavadl e chegada do outono.

Depois do Dia das Mães, vem o Dia dos Namorados, 12 de junho, uma data também marcada pelo comércio de roupas, joias, doces, sobretudo bombons, além de restaurantes lotados.

Outra data também muito importente é o Dia das Crianças, em 12 de outubro, e que funciona como uma espéie de termômetro para as vendas de fim de ano.

Em novembro, já virou tradição as vendas da Black Friday, sempre na última sexta-feira do mês, e que ano a ano atrai a atenção do brasileiro para ofertas de troca de estoque.