Pente-fino Bolsa Família: 17 milhões de cadastros estão na mira da IA; veja quais
Com o uso da Inteligência Artificial, o Governo Federal irá otimizar o pagamento dos benefícios sociais, evitando cadastros fraudulentos
O Governo Federal anunciou que está adotando o uso da Inteligência Artificial (IA) para realizar a fiscalização dos beneficiários do Bolsa Família e dos cadastros do CadÚnico. Com essa nova medida, o governo visa aumentar a eficiência da distribuição dos programas sociais, beneficiando famílias que realmente estejam em conformidade com os critérios estabelecidos para o repasse dos auxílios financeiros.
Ao integrar novas tecnologias no processo de concessão e fiscalização dos benefícios, o Governo garante agilidade e otimização em relação à distribuição dos recursos. Assim, o uso da IA promete não apenas diminuir consideravelmente o número de fraudes nos programas sociais, mas também o compromisso do Estado com a responsabilidade fiscal e transparência dos valores gastos com os programas sociais.
Conforme anunciado pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), o uso da tecnologia auxilia no processo de prevenção às fraudes. Assim, o intuito não é apenas detectar os benefícios que estão sendo repassados de forma irregular, mas também detectar tentativas que não se adequem aos requisitos exigidos. A medida promete uma distribuição mais justa dos recursos e uma economia para os cofres públicos.
IA já mostrou resultados no pente-fino
Ao longo de 2023, o uso da Inteligência Artificial já mostrou resultados no pente-fino feito no Bolsa Família. Ao todo, cerca de 3,7 milhões de benefícios foram cancelados devido a inconformidades no cadastro apresentado. Além disso, outros 17 milhões de cadastros do CadÚnico foram definidos como desatualizados ou inconsistentes.
Mediante a esses resultados, ficou claro a necessidade de determinação de um plano de ação para a realizar a verificação e atualização dos cadastros inconsistentes. Caso os cadastros não sejam regularizados, o sistema poderá cancelar o pagamento dos benefícios. Vale ressaltar que é pelo CadÚnico que o Governo seleciona quais serão as famílias contempladas pelos programas sociais.
Por fim, o planejamento para 2024 prevê a revisão de 7 milhões de famílias cadastradas no CadÚnico, mostrando o compromisso do governo de manter a efetividade do Bolsa Família. Ademais, quanto mais tempo e maior número de dados inseridos na base da IA, maior será sua precisão e eficácia no pente-fino dos auxílios financeiros pagos aos brasileiros.