Dentre alguns benefícios de se consumir beterraba podem incluir redução da pressão arterial e melhor desempenho atlético, entre outros. Comer esse vegetal cru ou fazer suco e assá-la pode ser mais benéfico do que fervê-la.
Esse vegetal, comumente conhecida como beterraba, é um tipo de vegetal vibrante e versátil. Eles são conhecidos por seu sabor e aroma terroso. Muitas pessoas os chamam de superalimento devido ao seu rico perfil nutricional.
Além de dar um toque de cor bem forte ao seu prato, a beterraba é altamente nutritiva e repleta de vitaminas, minerais e compostos vegetais essenciais, muitos dos quais com propriedades medicinais.
Esse vegetal cresce bem em quase todos os climas. Em áreas mais frias, procure plantar beterraba cerca de um mês antes da última geada da primavera, quando a temperatura da terra atingir pelo menos 25 graus.
Local de plantio
Embora esse vegetal prefira crescer em temperaturas mais frias, ela ainda precisa de pelo menos sete horas de sol para prosperar. A beterraba cresce melhor em terra rica e solta, bem drenada. Escolha variedades de beterraba menores e arredondadas se terra for pesada ou rasa.
Primeiramente você tem que saber que cada “semente” de beterraba contém, na verdade, até seis sementes.
Então direcione as sementes para o jardim no início da primavera e no final do verão, como falamos acima, mergulhar as sementes em água morna por 1 dia antes do plantio ajudará na germinação, o que, por sua vez, pode ajudar a prevenir o apodrecimento da terra e problemas com larvas de sementes em terra fresca de primavera.
Afofe a terra com um garfo de jardim e alise-o com um ancinho de metal antes de semear. Tolera sombra parcial, cresce bem com 5 horas de luz direta/dia.
Primeiramente mergulhe previamente as sementes para aumentar as taxas de germinação e plante cada semente com 3 cm de profundidade e 7 cm de distância.
Então fino quando as mudas de seu vegetal têm 6 centímetros de altura.
Dilua com cuidado e transplante as mudas extras ou use-as como verduras na salada.
Você pode plantar sementes a cada poucas semanas para uma colheita contínua.
Esse vegetal não gosta de clima quente ou seco; plante na época correta para o seu clima.
Então se as temperaturas estiverem altas, forneça uma camada profunda de cobertura morta para resfriar a terra.
Você pode observar que a água regular mantém a beterraba macia e evita a descoloração, e se besouros de pulgas ou minadores de folhas forem um problema, use coberturas de fileiras para prevenção.
Você ainda pode retirar as folhas danificadas à medida que a planta cresce, a beterraba cultivada em terra rica não precisa de fertilizante adicional durante a estação de crescimento.
Grande quantidade de nitrogênio na planta de beterraba resulta em verduras grandes, mas em menor desenvolvimento de raízes.
Colheita
Quando for colher as as folhas de beterraba assim que estiverem grandes o suficiente para serem usadas.
Observe que a maioria das beterrabas está pronta para a colheita quando tem cerca de 2,7 cm de diâmetro, mas não mais do que seis cm de diâmetro.
Então colha folhas de seu vegetal em qualquer fase, mas lembre-se de colher apenas 2 a 3 folhas por planta, mantendo algumas folhas intactas para que a raiz continue a se desenvolver. As folhas mais novas são mais tenras, enquanto as com mais de 16 centímetros podem ser duras.
Para colher a beterraba, solte a terra ao redor da raiz com uma espátula e puxe suavemente a beterraba do solo.
Está em dúvida e não tem certeza do tamanho da raiz? Cave um pouco para ver o tamanho das beterrabas.) Então esse vegetal torna-se lenhosa quando deixada por muito tempo na terra.
Ao colher seu vegetal, deixe o caule da raiz preso para evitar “sangramento”, que retira a umidade da beterraba.
Seu alimento deve ser colhido antes de uma geada forte. Guarde com as verduras cortadas em local fresco. Para reduzir o sangramento nas folhas, torça para remover as verduras em vez de cortá-las.
Procure plantar em fileiras ou canteiros largos, separe as sementes com cinco centímetros de distância em todas as direções e cubra com meia polegada de terra fina ou 1 polegada de terra arenosa. O espaçamento final deve ser de 4 polegadas em todas as direções.
O desbaste final pode ser adiado até que os vegetais pequenos sejam grandes o suficiente para uso na mesa.
Esse vegetal pode ser armazenado bem na geladeira por cerca de duas semanas. Remova as pontas verdes para evitar a perda de umidade (mas deixe alguns centímetros do caule intactos), enxágue e seque as raízes e guarde em um saco plástico hermético na geladeira.
Armazene as folhas de beterraba separadamente. Se for consumir as folhas da planta, saiba que as folhas desse vegetal deve durar cerca de 3 dias.