Pensão Por Morte Para Os Pais: Como Comprovar Dependência?
A pensão por morte de filho para os pais é possível e pode ser vitalícia
Os pais do segurado da previdência social têm direito à pensão por morte, em caso de morte do filho, se provada a dependência econômica.
Essa pensão é devida aos dependentes do segurado falecido ou em caso de morte ou que teve a morte declarada pela Justiça, em casos de desaparecimento depois de seis meses de ausência.
Mas como já foi dito é preciso se atentar aos requisitos e saber fazer a comprovação de dependência da forma correta, para não perder o direito ao benefício. Continue conosco, pois vamos te falar mais sobre esse assunto, agora!
Quais os requisitos para que os pais possam receber pensão por morte do filho falecido?
Ordem de prioridade
Como já foi dito a cima os pais podem receber pensão por morte do filho falecido. Porém existe uma ordem de prioridade e os pais só receberam se caso forem dependentes do filho total ou parcialmente e se não houver ninguém acima deles na ordem.
O artigo 16 da Lei de Planos e Benefícios da Previdência Social (Lei 8.213/91) define aqueles que são considerados dependentes na seguinte ordem:
I) o cônjuge, a companheira, o companheiro e o filho não emancipado, de qualquer condição, menor de 21 (vinte e um) anos ou inválido, ou ter deficiência intelectual, ou mental, ou deficiência grave;
II) os pais; e
III) o irmão não emancipado, de qualquer condição, menor de 21 (vinte e um) anos ou inválido, ou ter deficiência intelectual, ou mental, ou deficiência grave.
Vale lembrar que a pensão por morte de filho para os pais pode ser vitalícia após 44 anos de idade ou mais.
Comprovação de dependência
Para conseguir a pensão tanto de filho para pais quanto as outras, é preciso comprovar que existe dependência econômica do segurado falecido. Para isso, é necessário reunir uma série de documentos para servir como prova de dependência e apresentar ao INSS.
Algumas provas que podem ser utilizadas são:
Como os pais podem solicitar a pensão por morte?
Você pode solicitar a pensão por morte através do telefone 135, app ou site do Meu INSS
Quais os documentos necessários para que os pais solicitem o benefício?
Os pais devem apresentar todos os documentos que possam comprovar a dependência econômica, como extratos do banco, pagamento de contas, etc. Também é necessário ter em mãos os documentos do filho falecido, como: