DicasSaúde
0

Suco de beterraba é bom para baixar a pressão alta?

Veja como a bebida pode ter relação com a redução no risco de hipertensão

A pressão alta, também chamada de hipertensão arterial, é uma condição que exige cuidados, segundo a Organização Mundial da Saúde, cerca de um terço das causas de mortes no mundo são devido a pressão alta.

A alimentação é um dos cuidados que pode contribuir com a melhora da pressão, inclusive, você já ouviu falar sobre o uso de suco de beterraba?

Com tantas fake news sobre alimentos bons e ruins para a saúde, dá até medo de acreditar que algumas coisas realmente funcionam. Por isso, trouxemos alguns mitos e verdades que vão ajudar você a controlar a sua pressão.

Mitos e verdades sobre alimentos para pressão alta

Suco de beterraba é bom para pressão

Verdade. O suco de beterraba é rico em um nutriente chamado nitrato, uma substância que passa por conversões no nosso corpo até se transformar em óxido nitroso. O óxido nitroso é o responsável por reduzir a pressão porque ele dilata os vasos sanguíneos, facilitando a passagem do sangue, sem que ele precise pressionar os vasos para correr pelo organismo.

Mas, vale ressaltar que para ver essa redução na pressão, pessoas com hipertensão que participaram de estudos tiveram que tomar por pelo menos 60 dias, de 75 a 250 ml de suco de beterraba. Isso quer dizer que, se você tem pressão alta, um copo de suco de beterraba não vai baixar a sua pressão, mas se você tomar com frequência, é possível ver melhora.

Para diminuir a pressão é preciso cortar o sal

Mito. Embora o consumo excessivo de sal possa contribuir para a pressão alta em algumas pessoas, a relação entre sal e pressão arterial é complexa e variável. Então, você não precisa cortar, mas sim reduzir para que ele não interfira de maneira prejudicial na sua pressão.

Vale lembrar que o sal que usamos para cozinhar e temperar saladas tem adição de iodo, um nutriente importante para a saúde da tireoide. Por isso, consuma o sal com moderação que você já terá os benefícios do sal para a sua saúde.

E, lembre-se de evitar temperos prontos como caldos em cubos ou temperos de saquinho que levam adição de sal ou possuem alto teor de sódio, esses temperos contribuem muito no aumento da pressão. Para temperar os alimentos, utilize temperos naturais, especiarias, ervas secas e frescas e acrescente o sal aos poucos, com consciência, até alcançar o sabor desejado.

Espinafre reduz a pressão alta

Verdade. O espinafre, assim como outros alimentos fonte de potássio (acelga, batata, extrato de tomate e feijão azuki), pode ajudar no controle da pressão arterial devido à ação vasodilatadora do potássio.

Essa ação é a mesma do ácido nítrico da beterraba, que dilata os vasos sanguíneos permitindo o fluxo adequado do sangue.

Café sempre aumenta a pressão

Mito. Apesar da cafeína aumentar a pressão temporariamente em algumas pessoas, estudos sugerem que os compostos do café, contribuem para a redução da pressão.

Polifenóis, magnésio e potássio (encontrados no café) podem ajudar a reduzir a pressão em quem faz uso moderado da bebida, até 3 xícaras de café por dia.

Dicas importantes para controlar a pressão

Moderar o consumo de bebidas alcóolicas: estimativas apontam que 10 a 30% dos casos de hipertensão sejam causados pelo consumo excessivo de álcool. E pesquisas demonstram que, ao reduzir o consumo de bebidas alcóolicas, é possível diminuir a pressão arterial.

Cessar o tabagismo: o tabagismo está associado a diversos problemas cardiovasculares, por isso, orienta-se o abandono da prática.

Praticar um novo estilo de vida: o sedentarismo não contribui em nada com a saúde, mas a prática de atividade física, sim. Quem se exercita pode reduzir o risco de ter pressão alta e ainda diminuir a pressão, se já estiver diagnosticado com hipertensão.

Controlar o peso corporal: a cada 1 kg de peso perdido em pacientes com hipertensão e sobrepeso, espera-se que a pressão diminua gradativamente. Logo, são recomendadas dietas de emagrecimento e manutenção do peso perdido.

Considere essas dicas e cuidados para prevenir e também controlar a pressão alta, além do uso dos medicamentos indicados pelo seu médico. Como você viu, a hipertensão tem uma relação íntima com a alimentação, por isso, mesmo com as informações que trouxemos, lembre-se de buscar ajuda de um nutricionista para que ele adeque as orientações e quantidades de sal na dieta que você já pratica todos os dias.

Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.