Equipe feminina desiste de jogo após trans ferir três meninas na disputa
Equipe de basquete feminino Collegiate Charter School of Lowell desistiu do jogo
Um jogo de basquete feminino em Massachusetts foi interrompido quando o time da Collegiate Charter School of Lowell desistiu do confronto contra o KIPP Massachusetts. Três jogadoras da equipe da Collegiate foram feridas por um jogador transgênero do KIPP durante o jogo em 8 de fevereiro.
Vídeos mostram incidentes em que o jogador do KIPP derruba uma jogadora da Collegiate, deixando-a machucada. Diante das lesões e preocupações com a segurança, o técnico da Collegiate tomou a decisão de encerrar o jogo no intervalo.
A Collegiate divulgou uma nota apoiando a decisão do treinador em função das lesões e do próximo jogo nos playoffs. O diretor atlético afirmou que o treinador já havia jogado contra o KIPP anteriormente, mas as lesões ocorreram nessa partida. O KIPP venceu o jogo por 36-29 em dezembro.
O KIPP tem uma jogadora transgênero, mas a identificação de gênero não foi confirmada pelos dirigentes da equipe. A Associação Atlética Interescolar de Massachusetts (MIAA) permite a participação de alunos com base na identidade de gênero genuína, mas proíbe a inclusão com o objetivo de obter vantagem injusta.
A diretora executiva da KIPP Academy Massachusetts, Rhonda Barnes, afirmou que a escola apoia leis estaduais e regulamentos para atividades extracurriculares, proporcionando aos alunos o direito de participar com base na identidade de gênero. O incidente gerou controvérsias online sobre a inclusão de atletas transgêneros no esporte.