Curiosidades
0

Espécie nova de Anaconda é descoberta na Amazônia

A revista científica Diversity, divulgou um estudo na última sexta-feira, 16, que relata a descoberta de uma nova espécie da gigante sucuri-verde na Amazônia. A cobra foi encontrada durante uma expedição de cientistas no território do povo indígena Baihuaeri Waorani, na Amazônia equatoriana.

As sucuris, que também são conhecidas como Anacondas, impressionam e são famosas pelo seu tamanho. Essas cobras são tradicionalmente encontradas na região tropical da América do Sul. Até este momento acreditava-se existir apenas um tipo sucuri-verde, mas segundo a revista, trata-se de uma nova espécie. Batizado como pertencente à espécie Eunectes akiyama, o animal foi encontrado por uma expedição de cientistas na companhia do ator Will Smith, que viajava junto para gravar o programa de vida selvagem “Pole to Pole with Will Smith”, para a National Geographic.

O cientista e apresentador de Tv, Freek Vonk, fez uma publicação na sua conta do Instagram, na segunda-feira ,19, descrevendo o encontro com a sucuri. “Descobrimos que a maior espécie de cobra do mundo, a anaconda verde — como todos a conhecemos pelos filmes e por todas as histórias sobre cobras gigantes — corresponde, na verdade, a duas espécies diferentes…Ela é como um monstro, parece um ser mitológico”, afirmou o cientista que também é professor.

A sucuri encontrada tem quase oito metros de comprimento e pesa quase 200 quilos. Os pesquisadores coletaram amostras de sangue e tecido de sucuris verdes encontradas no Equador, Venezuela e Brasil. O processo foi todo documentado pela National Geographic.Veja o vídeo publicado por Freek Vonk: