Duas explosões solares coincidiram com quedas de rede celular nos EUA, mas cientistas afirmam ser uma coincidência, já que o país não estava na região afetada pelo apagão de rádio relatado
Nesta semana, duas explosões solares atingiram o planeta, coincidindo com quedas de rede celular reportadas por todo os Estados Unidos. Apesar da percepção de correlação entre os eventos por parte de usuários e empresas, os cientistas consideram que se trata de uma coincidência, pois o país não estava na região afetada durante o apagão de rádio relatado.
As explosões solares ocorreram entre o final da tarde da última quarta-feira (21) e o início da manhã desta quinta-feira (22), com uma explosão de classe X1,8 no primeiro dia, e outra de classe X1,7 no segundo dia. A região do Sol responsável pelas erupções tem mostrado uma complexidade magnética significativa, de acordo com a Administração Atmosférica e Oceânica (NOAA) dos EUA.
As ejeções solares são classificadas em cinco grupos distintos, cada letra representa uma ordem de magnitude. As de classe X são as mais intensas, seguidas pelas M, que são dez vezes menores, e assim por diante, com as letras C, B e A, sendo esta última muito fraca para impactar significativamente a Terra. Números de 1 a 10 indicam a força relativa das explosões.