O saboroso e nutritivo pimentão é uma cultura de clima quente e uma erva-moura popular tanto para come-la crua quanto para cozinhar. As plantas de pimentão não têm capsaicina, o componente ativo da pimenta que lhes dá calor.
Pimentões têm uma casca externa bem mais lisa, que protege uma polpa fresca e crocante por dentro. O fruto é sempre oco, com inúmeras sementes agrupadas no centro e aderidas à membrana branca ao longo das paredes.
Como cultivar
Os nutritivos pimentões têm uma longa estação de crescimento e as sementes costumam ser plantadas dentro de casa (cerca de dois meses antes da última geada da primavera, dependendo do seu local de resistência).
Para iniciar o plantio comece as sementes dentro de casa primeiro. Se o seu clima não é ideal para o cultivo de pimentas, é recomendável germinar suas sementes dentro de casa primeiro.
E no caso para realizar a germinação, preencha uma bandeja de plantio com solo e plante suas sementes de pimentão com cerca de um quarto de polegada de profundidade.
Agora regue, e também forneça sol e mantenha-as aquecidas – você pode colocar as sementes perto de uma almofada térmica, se caso necessário. Mantenha suas sementes em temperaturas de pelo menos 30 graus.
Após de uma a três semanas de germinação, suas mudas de pimentão devem ter brotado e estão prontas para serem transplantadas para fora de casa. Mas vale ressaltar que os pimentões são especialmente vulneráveis ao choque do transplante e precisam se ajustar ao ambiente externo.
Após cerca de 10 dias antes do plantio, apresente suavemente suas mudas às condições externas por pequenas quantidades de tempo por dia, aumentando gradualmente a quantidade de tempo que passam ao ar livre do tempo, o que irá ajudá-las a se aclimatar melhor e prevenir o crescimento murcho ou atrofiado, levando a plantas sempre mais saudáveis.
Mudança para o ar livre
Quando a temperatura do solo do seu jardim atingir pelo menos 25 graus, seus pimentões estão prontos para o transplante de ambiente.
Sempre mantenha suas mudas de 45 a 60 centímetros de distância e enterre-as em solo bem drenado, sempre fundo o suficiente para que a raiz fique coberta, mas as folhas da muda ainda podem descansar na camada mais superior.
Aprenda algumas dicas
As mudas preferem um solo rico, mais arenoso ou argiloso, que mantém as condições do solo bem drenadas e quentes. As raízes dos pimentões também gostam de um pH do solo dentre 6,0 e 6,8.
– Uma cobertura morta de plástico preto pode ajudar a absorver o sol e manter o solo aquecido. Alguns cortes de grama também são bons para pimentões, pois podem ajudar a sufocar as ervas daninhas que podem danificar seu delicado sistema radicular.
– As raízes precisam de uma rega profunda, cerca de 2,5 a 5 centímetros por semana. Embora os pimentões gostem do clima quente, eles não florescem em calor intenso, então os jardineiros em climas propensos a temperaturas mais altas devem regar duas vezes por dia, se necessário.
Dentre algumas condições de seca causam pimentas de sabor amargo, mas a rega excessiva pode sufocar as raízes ou levar ao apodrecimento do final da flor, o que acontece se o cálcio do solo se esgota. Monitore sua rega cuidadosamente, mantendo-a o mais equilibrada possível e sem exageros.
– As mudas de pimentões precisam de sol para crescer e amadurecer adequadamente, portanto, mantenha-os em um local ensolarado em sua horta – a menos que você viva em um clima suscetível a calor extremamente alto e luz solar intensa, caso em que um pano de sombra ou plantas próximas podem ser usados para gerenciar temperaturas.
– Utilize um fertilizante com um composto com baixo teor de nitrogênio para ajudar os pimentões a crescer sem afetar a taxa de produção do alimento.
– Embora não seja uma necessidade, estacar seus pimentões pode ajudar a mantê-los longe do solo, longe de pragas e também ajudar a reduzir uma escaldadura, que pode ocorrer se a pimenta for exposta à luz solar direta por muito tempo sob altas temperaturas.
Também as folhas geralmente fornecem uma espécie de copa para os frutos, e o estaqueamento pode ajudar a mantê-los em pé e mais protegidos.
– Dentre as pragas, os pulgões e besouros de pulgas são duas pragas de jardim que adoram pimentões. Use alguns inseticidas orgânicos e cuide de sua planta com frequência para manter as invasões de pragas sob controle.
– A planta se dão bem ao lado de plantações de milho, pepino e cenoura, mas não se dão bem perto de plantas da família do repolho ou erva-doce.