O milho verde, que faz parte da família dos grãos integrais, pode ser muito bom para você. Como grão integral, o milho verde ajuda a diminuir o risco de doenças crônicas, como doenças cardíacas e diabetes, a fibra insolúvel do milho auxilia na digestão e ajuda a manter o peso corporal.
O milho verde é naturalmente isento de glúten, sendo uma boa alternativa ao trigo para quem evita o glúten.
Esses grãos fornecem uma boa dose de fibra insolúvel. Seu corpo não decompõe a fibra insolúvel nas paredes celulares das plantas. E podemos falar que a fibra insolúvel aumenta o volume das fezes, ajudando a eliminar os resíduos através do seu sistema.
Consumir fibra alimentar pode ajudar na perda de peso. O conteúdo de fibra do milho ajuda a manter o peso corporal saudável, aumentando a sensação de saciedade pós-refeição.
Cultivar milho verde em casa é relativamente simples e não requer muita preparação por parte do jardineiro.
E saiba que apesar de crescer em caules altos, o milho verde pode crescer em recipientes, além de canteiros de jardim. É importante fornecer a esse legume as condições de cultivo adequadas para garantir uma colheita abundante no final da temporada.
Os novos cultivadores de milho devem saber que cada talo pode produzir apenas cerca de duas espigas, de modo que as plantas de milho podem ocupar algum espaço na horta.
Como cultivar
O milho verde é um alimento básico da estações mais quentes do ano que você pode cultivar em seu próprio quintal – sem necessidade de milharal grande.
Podemos dizer que se o verão fosse um sabor, seria o sabor da espiga de milho caseiro ao lado de uma costela. Claro, você poderia comprar seus grãos desse vegetal no supermercado ou no mercado do fazendeiro, mas aprender como cultivar milho oferece um suprimento delicioso e conveniente de milho conforme necessário.
Mas vale ressaltar que há muito o que aprender sobre o cultivo de milho verde, mas se você se preparar cedo, seu milho verde estará pronto para ser colhido no final do verão – é o complemento perfeito para saladas, aperitivos, sopas e muito mais.
A planta do milho verde é caracterizada por seu caule sólido e robusto e folhas grandes e estreitas que crescem em um padrão ascendente alternado. E quando observamos abaixo da casca, o milho verde vem em diversas cores possíveis, incluindo amarelo, branco, verde, bicolor e muito mais.
Melhor tempo de plantio
Sem dúvidas aprender a cultivar milho verde é mais fácil quando você sabe a melhor época para plantar as sementes. As sementes de milho doce não toleram o frio, por isso tenha paciência antes de plantar. Espere até que a área fique livre de gelo por cerca de 3 semanas.
Se você não tem certeza de quanto tempo se passou de se cultivar, olhe na internet as datas locais da primeira e da última geada para saber quando plantar milho.
Então milho verde obtém melhores resultados quando plantado a partir de meados de maio. Para uma germinação ideal ao plantar milho verde, a temperatura do solo não deve ser inferior a 20 graus.
Melhor solo
O milho verde pode crescer praticamente em qualquer lugar – com exceção de lugares de muito frio e geada, se você lhe der a melhor chance de sobreviver. O milho verde cresce melhor em áreas que recebem muita luz solar natural e em locais onde a terra permanece quente.
Se a sua área carece de calor e luz solar, use métodos alternativos para fornecer às plantas de milho verde a energia de que necessitam.
Por exemplo, cultivar milho verde em recipientes que possam seguir o sol, mover plantas para dentro de casa ou adicionar fontes de luz artificial pode impulsionar o crescimento.
Escolha um local de plantio de milho verde que tenha terra rica e receba pelo menos 7 horas de luz por dia.
Para espaçamento entre plantas de milho, crie buracos com cerca de 3 cm de profundidade, espaçados de com cerca de 20 cm entre si.
Você deve organizar esses buracos em um padrão quadrado ou de bloco de várias fileiras curtas em vez de em uma fileira longa, uma vez que o milho verde é polinizado pelo vento e o agrupamento ajudará o pólen a cair nas sedas circundantes (fibras do milho) em vez de na terra ou nas plantas circundantes.
Coloque duas ou três sementes desse vegetal dentro de cada buraco, cubra as sementes com terra e regue.