DicasReceitasSaúde
0

Xarope de beterraba: para que serve e como fazer?

A beterraba é um ótimo anti-inflamatório e antioxidante do organismo. Veja como intensificar seus efeitos para a saúde

O xarope de beterraba é muito eficaz no tratamento da anemia, da tosse e da pneumonia. Veja de que forma ele atua no organismo para tratar estes problemas e aprenda a fazer uma receita caseira muito fácil e eficiente.

Xarope de beterraba para anemia

A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera que a anemia é o resultado de baixos níveis de hemoglobina no sangue, provocados pela deficiência de nutrientes importantes para a produção e circulação do sangue.

A anemia pode aparecer derivada da falta de proteínas, zinco, ferro ou vitamina B12. Contudo, a mais frequente (90% dos casos) é causada pela redução de ferro (anemia ferropriva).

Este é um nutriente vital e participa, sobretudo, na produção de células vermelhas do sangue e no encaminhamento do oxigênio para a todas as células do organismo.

Para tratar esta doença é necessário introduzir o ferro através de alimentos. O ferro de fonte animal é mais facilmente absorvido pelo corpo, por isso procure comer carnes vermelhas, vísceras (coração, rins e fígados), mariscos sem cozinhar, peixes e carnes de aves.

Já se procura uma receita caseira e natural para aliviar alguns sintomas da anemia, prepare um xarope de beterraba.

Xarope para tosse

Quando estiver com tosse, o xarope de beterraba vai ajudar a aliviar porque vai deixar um anti-inflamatório natural no sangue para ser levado à região da garganta, onde a tosse está sendo provocada.

A tosse é uma reação comum que ocorre por diversos motivos, sempre que o corpo percebe que algo precisa ser expelido das vias respiratórias ou do pulmão. Portanto, não é preciso estar doente para tossir, mas caso esteja, o xarope de beterraba também vai ajudar.

Xarope de beterraba para pneumonia

O xarope de beterraba é um protetor do coração, ajuda a limpar o sangue e trata problemas respiratórios, como a pneumonia.

Essa doença é inflamatória e pode ter causa bacteriana ou viral. Como o xarope de beterraba possui efeitos anti-inflamatórios, estimula a cura dos alvéolos, que fazem a renovação do oxigênio no sangue.

A pessoa com pneumonia pode sentir mal-estar, fraqueza, febre, calafrios, dores de ouvido e garganta, tosse forte e muito catarro, além de dor no peito.

O médico precisa ser consultado para fazer o diagnóstico e prescrever o tratamento correto, e então considerar quantas vezes pode tomar o xarope de beterraba para acelerar a cura.

Receita com rapadura

Agora que você já conhece os benefícios do xarope de beterraba para a saúde, está na hora de aprender a fazer o seu em casa.

Ingredientes

  • Água: ½ xícara (chá);
  • Beterraba ralada: 2 unidades;
  • Rapadura picada: 1 xícara (chá);

Modo de preparo

  • Ponha numa panela a água, a rapadura e as beterrabas;
  • Aguarde que ferva e espere quinze minutos;
  • Assim que amornar, filtre e tome uma colher de sopa três vezes ao dia.
  • Importante: Caso seja diabético, não tome este xarope.
  • Beterraba com cebola

Além dos muitos benefícios da beterraba, a cebola ainda possui características vasodilatadoras expectorantes. Essa receita pode inclusive ser usada com crianças acima de um ano, desde que de acordo com o pediatra do seu filho.

Ingredientes

  • Água: 1 lítro;
  • Beterraba em rodelas: 8 unidades;
  • Açúcar mascavo: 1 colher (sopa);
  • Hortelã: 4 folhas;
  • Cebola: algumas rodelas.

Modo de preparo

  • Com exceção do açúcar, leve todos os ingredientes a uma panela e cozinhe por alguns minutos;
  • Depois que estiver tudo desmanchando, desligue e espere esfriar um pouco;
  • Coe tudo e devolva apenas o líquido a panela. Acrescente o açúcar e leve de volta ao fogo;
  • Cozinhe até ficar um pouco mais espesso e está pronto. Pode tomar uma colher de sopa até três vezes por dia.

Por que a beterraba é tão boa para a saúde?

Embora ela tenha açúcar na sua composição e seja restrita aos diabéticos, a beterraba deve ser consumida pelo menos três vezes na semana por qualquer pessoa saudável. Ela é rica em cálcio, ferro e vitaminas, sendo um dos melhores alimentos para grávidas, crianças, bebês e pessoas que sofram de doenças reumáticas.

O xarope da raiz deve ser usado com discrição, pois o açúcar pode ser muito prejudicial, especialmente para bebês e durante a gestação. Você pode beber o caldo usado para o remédio caseiro, sem açúcar. O efeito contra o catarro em si não será tão potente, mas em relação a sua imunidade é a mesma coisa.

Você também pode substituir o açúcar das receitas por mel ou agave. Assim obtem um xarope muito melhor para a sua saúde.

As propriedades da beterraba são tantas que os médicos recomendam ingeri-la diariamente, em sucos, saladas, sopas e diversos outros pratos. A raiz ajuda a prevenir cálculo renal, previne infecções, combate a anemia, ajuda na recuperação muscular, acelera a cicatrização, regula o pH do sangue e até deixa cabelos, unhas e pele mais bonitos.

Como fazer suco de beterraba?

O suco de beterraba é uma forma de ingerir esse alimento mais vezes ao dia, sem consumir a mesma quantidade de açúcar. 

As dicas deste artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. E para obter os resultados mencionados também é preciso aliar a uma vida e alimentação saudável e equilibrada.