Como cuidar da zamioculca, a planta da fortuna
Espécie tem fama ligada à prosperidade por se reproduzir facilmente
Praticidade e ideal para decorar ambientes internos. Quem procura uma planta que atenda essas exigências vai se encantar com a zamioculca, popularmente conhecida como “planta da fortuna”.
Originária da Tanzânia, na África, ela se adapta bem a ambientes com pouca água e iluminação e tem a fama por crescer e se reproduzir facilmente. Desta forma, é ligada à prosperidade.
De acordo com Richard Werner Lischka, agrônomo e presidente da Associação dos Produtores de Plantas Ornamentais de Santa Catarina (Aproesc), a planta da fortuna se desenvolve melhor em locais secos e quentes.
“Eu produzi essa planta há anos, e ela até suportava o clima, mas, aos poucos, tive problemas, pois a temperatura fica próxima a 0ºC. É o frio junto com a umidade alta. A planta começava a ter doenças e apodrecer”, explica.
Veja dicas para manter a planta saudável:
Irrigação
A planta da fortuna aprendeu a sobreviver em lugares que não acumulam água, como solos com pedras e muita drenagem. Assim, tem a capacidade de armazenar líquido e outros nutrientes para manter-se hidratada por mais tempo, como as suculentas, que são nativas de regiões secas e, com frequência, confundidas com cactos.
No verão, a rega deve ocorrer uma vez por semana. No período mais frio, o intervalo pode chegar a 20 dias.
“Para quem tem em casa, a gente brinca que é aquela planta que quase pode esquecer de molhar”, conta Lischka.
Iluminação
Como é ideal para ambientes internos, a planta da fortuna prefere a sombra a locais com luz direta do sol. A temperatura ideal para o cultivo é acima dos 25ºC.
“Ela suporta lugares mais escuros e que outras plantas já não gostam”, relata o agrônomo à Globo Rural.
Quando é a hora do transplante
A troca do vaso deve acontecer quando não há mais espaço suficiente para o crescimento ou se as folhas ficam amareladas mesmo com a adubação. Neste caso, há duas opções: colocar a planta em um lugar maior ou fazer várias mudas.
Aprenda a fazer mudas
Há duas formas de multiplicar a planta da fortuna. A primeira é a divisão de touceiras, quando os talos são divididos e colocados em outros vasos. A outra opção é cortar o talo da planta na base e colocá-lo inteiro em um vaso maior para facilitar o desenvolvimento. Para acelerar o processo, substratos podem ser adicionados na terra.