Jovem morre após ter coágulo no cérebro provocado por anticoncepcional
A adolescente de 16 anos foi aconselhada a fazer uso do remédio após seu forte ciclo menstrual
A adolescente Layla Khan, de 16 anos faleceu após sofrer de um coágulo no cérebro provocado, provavelmente, pelo uso de um anticoncepcional. O caso aconteceu na última quarta-feira (13) no Reino Unido.
Layla sofria de fortes ciclos menstruais, com dores de cabeças e cólicas menstruais. A jovem foi instruída por pessoas próximas e com problemas similares a usar pílulas contraceptivas para tratar os períodos de desconforto.
Ela passou a tomar o anticoncepcional no fim de novembro e, a partir dali, começou a sentir fortes dores de cabeça, seguidas por náuseas e vômitos.
“No domingo (10), Layla estava extremamente doente e vomitava a cada 30 minutos. No dia seguinte, sua família a levou ao médico, que tratou os sintomas como um problema estomacal. Eles disseram ainda que não havia sinais para transferí-la para a emergência”, destaca a tia de Layla, Jenna Braithwaite, em entrevista à imprensa local.
A jovem então voltou para casa e foi encontrada pelos seus familiares caída no banheiro. A adolescente então retornou ao hospital, onde foi diagnosticado o coágulo no cérebro. Layla foi submetida a uma cirurgia, porém não resistiu e os médicos declararam a morte cerebral.
Apesar de não haver comprovação de que o coágulo de Layla foi formado por conta do anticoncepcional, estudos apontam que o contraceptivo causa resistência a uma proteína anticoagulante, o que facilita a formação de coágulos. As informações são do portal Metropoles.