A americana Southwest Airlines colocou uma política conhecida como “Customer of Size” que oferece assento adicional gratuito para passageiros obesos. Os influenciadores do TikTok na comunidade de “positividade corporal” estão celebrando essa política e chamando a atenção para ela.
Segundo a política, passageiros com sobrepeso podem solicitar um segundo assento gratuitamente ou reservar assentos extras antecipadamente e receber reembolso posteriormente, segundo reportagem da TIME.
Não é surpresa que os influenciadores da “positividade corporal” apoiem essa política. No entanto, as pessoas que conseguem se acomodar em um único assento poderiam considerar essa política estranha, já que ela poderia ser injusta por conceder privilégios especiais.
Em geral, se alguém está acima do peso a ponto de não caber em um único assento, as companhias aéreas exigem que comprem dois assentos, mas não dão a elas um assento extra.
A abordagem de acomodação da obesidade está recebendo críticas de médicos também, que acreditam que a deve haver um combate aos maus hábitos alimentares que resultam em um recorde no número de obesos “por decisão própria”, isto é, por comer mal e não por questões médicas.
Cerca de 300.000 americanos morrem anualmente por causas relacionadas à obesidade, resultando em custos grandes para as famílias com medicina. Se a causa da obesidade por escolha for combatida, muitas destas pessoas teriam vidas mais longas e de maior qualidade.