EconomiaNotícias
0

Como Aposentados Podem Agendar a Perícia Médica do INSS?

Muitos segurados foram pegos de surpresa com a busca do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para agilizar as perícias médicas. A ação repentina do INSS tem como objetivo principal diminuir as longas filas de espera para a realização das perícias médicas necessárias para solicitação ou renovação de benefícios. Os beneficiários foram informados por diversos meios de comunicação como telefone, aplicativo Meu INSS, e-mails e SMS segurando que o instituto está engajado em oferecer um atendimento mais ágil e eficiente.

É válido ressaltar que os pedidos de aposentadorias especiais, dessa forma, são analisadas por servidores administrativos, dispensando a necessidade da perícia médica. Essa modalidade de aposentadoria é designada para os trabalhadores que se encontram em ambientes de trabalho considerados insalubres.

Como Aposentados podem agendar a Perícia Médica do INSS online?

Diversos canais facilitam o agendamento da perícia médica do INSS. Além disso, se torna necessário o beneficiário escolher a agência mais próxima, bem como a data e o horário para realizar a perícia. Segue um passo a passo de como agendar:

  • Acesse o “Meu INSS” e faça login com sua conta Gov.br;
  • Clique em “Agendar Perícia”;
  • Escolha entre “Perícia Inicial” (para primeira vez) ou “Perícia de Prorrogação” (caso já esteja em benefício);
  • Preencha com os dados necessários para finalizar o seu pedido.

Quem precisa agendar a Perícia Médica do INSS?

A perícia médica é uma necessidade para todos aqueles que pretendem solicitar um benefício por incapacidade física ou mental. Alguns exemplos desses benefícios são:

  • Benefício por Incapacidade Temporária (Auxílio-doença);
  • Benefício por Incapacidade Permanente (Aposentadoria por invalidez);
  • Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Não passou pela perícia médica? O que fazer agora?

Se não tiver o sucesso esperado na perícia médica, mantenha a calma, já que existem alternativas. Dentro de 30 dias após o primeiro exame, é possível reagendar a perícia. Além disso, é muito indicado reunir mais documentos, especialmente novos exames e laudos médicos, que podem ser apresentados no INSS. Outra opção é entrar com um recurso administrativo no mesmo prazo da primeira tentativa. Se for necessário, procure auxílio jurídico para recorrer à justiça e garantir a conquista do benefício.