Recentemente, foi desenvolvido um chip capaz de incorporar duas funções neurais básicas em um único dispositivo. Esse avanço tecnológico representa uma grande conquista para a inteligência artificial, pois permite a realização de tarefas complexas com maior eficiência e rapidez.
Pesquisadores chineses desenvolveram um chip capaz de realizar as duas funções neurais básicas do cérebro humano que estão no cerne da computação neuromórfica. O dispositivo combina níveis ajustáveis de condutividade elétrica, para imitar as sinapses, e disparos por picos de tensão, para imitar os neurônios, tudo em um único transístor de efeito de campo (FET) feito com semicondutor seleneto de índio (In2Se3), um material ferroelétrico.
O chip experimental apresentou alta velocidade de processamento e baixo consumo de energia, duas características essenciais da computação neuromórfica. Além disso, o dispositivo operou em temperatura ambiente e obteve taxas de precisão impressionantes, com quase 72% de precisão na classificação de expressões e mais de 95% no reconhecimento facial em uma rede neural estática.
A taxa de reconhecimento dinâmico para imagens digitais foi de quase 85%, evidenciando uma capacidade de aprendizado e eficiência mais robusta do que a rede neural estática.
Uma vantagem notável desta demonstração é que as duas funções neuromórficas foram incorporadas em um único chip, usando circuitos modulares com materiais idênticos. O professor Su-Ting Han, da Universidade Shenzhen, destacou que o método de reconfiguração utilizado é altamente eficaz e a capacidade de projetar blocos de construção personalizados oferece novas possibilidades para a criação de computadores similares ao cérebro.
O que são funções neurais?
Funções neurais são funções matemáticas que são usadas para modelar o comportamento dos neurônios biológicos. Elas são usadas em redes neurais artificiais, que são modelos computacionais que imitam o funcionamento do cérebro humano.
As funções neurais são responsáveis por introduzir a não-linearidade nas redes neurais. Isso significa que elas permitem que as redes neurais aprendam e modelem relações complexas nos dados.
Existem muitos tipos diferentes de funções neurais, cada uma com suas próprias características e aplicações. Algumas das funções neurais mais comuns incluem:
A escolha da função neural adequada para uma determinada aplicação depende de vários fatores, incluindo o tipo de dados que serão usados, o tipo de tarefa que será realizada e as preferências do desenvolvedor.
Aqui estão alguns exemplos de como as funções neurais são usadas em inteligência artificial:
As funções neurais são uma ferramenta poderosa que pode ser usada para resolver uma ampla gama de problemas em inteligência artificial.
Achou útil essa informação? Compartilhe com seus amigos!