EconomiaNotícias
0

Auxílio Jovem Voltou? Como se Inscrever e valores atualizados!

No universo dos programas sociais brasileiros, um antigo benefício está sendo discutido para voltar a ser uma realidade. Estamos falando do Auxílio Brasil Jovem, um programa que visa apoiar financeiramente jovens e adolescentes que tenham bom desempenho escolar, esportivo, entre outros campos. Contudo, para acessá-lo, é necessário estar dentro de alguns critérios. Vamos explicar melhor.

Inserido da malha de benefícios sociais concedidos pelo governo federal, o Auxílio Jovem é uma ferramenta essencial. Direcionado a jovens necessitados que buscam melhores condições de vida – seja alimentar, de moradia ou educacional -, este auxílio oferece uma ajuda financeira de até R$ 1.200. Para solicitá-lo, é indispensável que o jovem e seu responsável legal estejam cadastrados no Cadastro Único (CadÚnico), base de dados do governo que monitora as pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade econômica e social.

O que representa a volta do Auxílio Brasil Jovem?

Este ressurgimento do Auxílio Brasil Jovem simboliza o esforço do governo em ampliar o poder de compra da população. Por meio dele e de outros programas sociais, busca-se garantir condições básicas de sobrevivência à população mais vulnerável. Além disso, ocorreram reajustes nos valores do Bolsa Família, um programa que, assim como o Auxílio Jovem, exige o cadastro no CadÚnico.

Como fazer o cadastro no CadÚnico?

Quem deseja se cadastrar no CadÚnico deve se dirigir pessoalmente até um posto de atendimento na cidade — podendo ser um Centro de Referência de Assistência Social – CRAS ou o setor responsável pelo Bolsa Família.

Acesse o site do portal Mapas Estratégicos para Políticas de Cidadania (MOPS) e pesquise os pontos distribuídos na sua cidade (mds.gov.br). Aliás, o local em si deve ser o mesmo onde você e sua família residem.

Chegando lá, é necessário ter em mãos os documentos de todas as pessoas que moram na mesma casa que você. Confira a lista:

  • CPF;
  • Documento de identificação (preferencialmente RG);
  • Comprovante de residência (preferencialmente conta de luz).