Por muitos anos, a saúde mental nunca foi um foco da medicina. No entanto, desde que este aspecto ganhou atenção, muito passou a mudar na maneira como a saúde mental era tratada.
Hoje existem especialistas, diferentes abordagens, medicamentos e muitos cuidados em relação a saúde mental. Também se sabe atualmente que alguns cuidados podem evitar muitos problemas mentais.
Pensando nisso, o Dr. Sérgio Rocha, psiquiatra e Diretor Técnico da Clínica Revitalis, listou alguns cuidados que podem contribuir para a manutenção de uma boa saúde mental e prevenção de problemas.
Terapia: muita gente ainda pensa que terapia é coisa de “gente doida”, mas esse é um erro enorme. Procurar terapia antes de sofrer um gatilho, pode evitar que problemas mais graves se desenvolvam.
Fazer terapia como um remédio após o problema se manifestar é comum, mas também é recomendado que a terapia seja enfrentada como uma forma de prevenir que esses problemas se manifestem.
Atividade física: atualmente já se sabe que exercícios físicos são capazes de gerar liberação de uma série de hormônios, que também podem atuar diretamente no combate a problemas de saúde mental.
Alimentação: fundamental para a saúde de forma geral, a alimentação também desempenha papel fundamental na saúde mental. Uma dieta com orientação nutricional é importante, assim como ingestão de água.
Meditação: nem sempre muito compreendida por quem nunca tentou, meditação é uma forma de desacelerar a correria do dia a dia e pode trazer muitos benefícios à saúde mental.
Descanso: a vida para a maioria dos adultos é marcada por muita correria e falta de tempo para coisas fundamentais, como até mesmo o descanso. No entanto, descansar é fundamental.
Tanto é importante ter pausas ao longo do dia para respirar e se recompor, mas também o sono. Dormir de forma satisfatória é importante para que o corpo possa se recuperar.