MundoNotícias
0

Hacker invade câmera de segurança e conversa com menina de 8 anos

Apenas quatro dias após a instalação do aparelho, a pequena Alyssa ouviu a voz de um estranho a chamar dentro do quarto

A enfermeira Ashley Lemay e o marido, de Mississippi, nos Estados Unidos, aproveitaram uma promoção da Black Friday e compraram uma câmera de segurança, que foi instalada no quarto das três filhas do casal. O objetivo era justamente permitir que Ashley visse e conversasse com as meninas enquanto trabalha no turno da noite.
No entanto, o que parecia um sonho rapidamente se tornou um pesadelo. Apenas quatro dias após a instalação do aparelho, a pequena Alyssa, 8 anos, estava brincando no quarto quando ouviu a voz de um estranho. Ele disse:

– Olá!

Assustada, Alyssa pergunta:

– Quem está aí?

– Eu sou o seu melhor amigo. Eu sou o Papai Noel.

A menina começou a chamar pela mãe em desespero e o hacker continua:

– Eu sou o Papai Noel. Você não gostaria de ser a minha melhor amiga?

O pai de Alyssa correu para o quarto e acabou com o terror.

“Eu assisti ao vídeo e meu coração quase parou. Quase nem cheguei ao fim em que ela está gritando ‘mamãe, mamãe’”, disse Ashley ao jornal WMC. “Eles poderiam ter assistido minhas filhas dormindo ou se trocando. Quer dizer, eles poderiam ter visto qualquer coisa. Honestamente, eu sinto que é alguém que nos conhece e está por perto”, completou.

Ashley admite que não havia configurado a autenticação de dois fatores na conta que criou no site da fabricante Ring, o que teria adicionado outro nível de proteção contra possíveis hackers. A família tomou outras precauções de segurança desde o incidente, incluindo a configuração do Wi-Fi para que não fique mais visível para os outros.

A câmera agora está no balcão desconectada, esperando para ser devolvida. A empresa afirmou para a mãe que segurança é a prioridade número um da Ring e que eles vão investigar o caso. A polícia local também foi acionada.

Em nota, a empresa Ring, fabricante da câmera, informou:

“A confiança do cliente é importante para nós e levamos a segurança de nossos dispositivos a sério. Enquanto ainda estamos investigando esse problema e tomando as medidas apropriadas para proteger nossos dispositivos com base em nossa investigação, podemos confirmar que esse incidente não tem relação alguma com violação ou comprometimento da segurança de Ring.

Devido ao fato de os clientes geralmente usarem o mesmo nome de usuário e senha para suas várias contas e assinaturas, os hackers geralmente reutilizam credenciais roubadas ou vazadas de um serviço em outros serviços. Como precaução, incentivamos os usuários a habilitarem a autenticação de dois fatores em sua conta, adicionar usuários compartilhados (em vez de compartilhar credenciais de login), usar senhas fortes e alterá-las regularmente”.