CuriosidadesDicas
0

Segredos das galinhas: por que elas põem ovos brancos e marrons?

Você prefere ovo branco ou marrom? Descubra quais são as principais diferenças que tornam esses ovos diferentes para muitas pessoas, quando se trata de sabor.

Muitas pessoas acreditam que o ovo marrom é mais nutritivo do que o ovo branco, mas não passa de um engano. Afinal, a cor da casca do ovo não tem relação com o seu valor nutricional, mas diz respeito à raça da galinha que o botou.

Nesse sentido, os ovos marrons são produzidos por galinhas que têm penas escuras, enquanto os brancos, por espécies claras. Desse modo, o que determina a qualidade do alimento é a alimentação e a saúde geral das aves.

Ovo marrom x ovo branco: só muda a cor!

Em primeiro lugar, o ovo marrom e o ovo branco são praticamente iguais em termos de composição e de benefícios para a saúde. Ambos contêm proteínas, gorduras, vitaminas, minerais e antioxidantes, indispensáveis em uma dieta balanceada.

A única diferença entre eles é a coloração, determinada pela genética da ave. Portanto, não há motivo para ficar escolhendo demais, dado que esse ingrediente é fundamental em diversas receitas e tornam a alimentação proteica.

Quais são as principais propriedades do ovo?

O ovo é um alimento completo e versátil, que pode ser consumido de diversas formas e em diferentes refeições. Dito isso, reúne várias propriedades que fazem bem para a saúde, começando pelo teor proteico e gorduras boas.

Sendo assim, fornece vitaminas do complexo B, fortalecendo o metabolismo e o sistema nervoso. Logo, também concentra minerais como ferro, zinco, selênio e iodo, além da luteína e zeaxantina, antioxidantes que protegem os olhos.

Afinal, por que os ovos vermelhos são mais caros?

Por último, é preciso dizer que os ovos vermelhos ou marrons são mais caros do que os ovos brancos produzidos por galinhas de raças raras e exóticas. Ou seja, as araucanas ou as marans, que exigem cuidados específicos em granjas e fazendas.

Você já viu um ovo azul? As araucanas do Chile sofreram uma mutação genética que adiciona um pigmento às cascas. Dessa forma, os ovos surgem em várias graduações de azul, chamando a atenção das pessoas, devido à raridade.