Criado em 1947 após a criação das bombas nucleares, o relógio do juízo final nunca esteve tão próximo de marcar meia-noite.
O Relógio do Juízo Final, criado para alertar sobre os perigos para a sobrevivência da humanidade, está cada vez mais próximo de chegar a meia-noite e causar o fim do mundo. Pela primeira vez na história, os ponteiros estão mais próximos do fim, chegando à marca de apenas 90 segundos para a meia-noite.
Ao contrário do que muitos imaginam, não é uma única situação específica que irá causar o temido fim da humanidade. Na verdade, existe um conjunto de situações perigosas que cria uma situação alarmante para os seres humanos, aproximando a Terra de um local inabitável. Um dos pontos mais importantes é a guerra na Ucrânia e a ameaça russa de “escalar para desescalar”.
Rússia e ameaça nuclear
A projeção indica que caso o exército russo se aproxime de perder a guerra contra a Ucrânia, principalmente devido à ajuda do Ocidente aos ucranianos, há possibilidade de Moscou utilizar as armas nucleares táticas em batalha. Assim haveria uma escalada do conflito, que poderia resultar no fim da guerra, já que as potências ocidentais desistiriam de apoiar a Ucrânia para evitar um confronto nuclear.
Além disso, outro fator preocupante é a intensificação da tensão entre Washington e Moscou. Os tratados que determinavam as regras para desenvolvimento e testes de armas nucleares foram abandonados por ambos os lados. O primeiro deles foi o Tratado de Mísseis Antibalísticos (ABM), quando os Estados Unidos se retirou em 2001.
Em 2019, o país norte-americano saiu também do Tratado de Forças Nucleares de Alcance Intermediário (INF). Em fevereiro deste ano, a Rússia saiu do Tratado New Start, anunciando que também sairia do Tratado de Proibição Total de Testes Nucleares neste mês de novembro. Com isso, todos os tratados que limitavam o uso de armas nucleares acabaram.
Relógio do Juízo Final
O símbolo foi criado no início da Guerra Fria pela revista Bulletin of Atomic Scientists. O projeto foi desenvolvido por cientistas e engenheiros do Projeto Manhattan, responsável pela criação da bomba atômica, frente a preocupação que eles possuíam pelo potencial destrutivo da arma nuclear.
Dessa forma, os ponteiros do relógio são ajustados anualmente, desde 1947. O cálculo do horário é modificado conforme os acontecimentos mundiais. Assim que criado, o relógio marcava sete minutos para a meia-noite.
Em 1953, quando os Estados Unidos e a União Soviética testaram as bombas de hidrogênio, o relógio chegou a marcar dois minutos para o fim do mundo. Com o recuo de ambas as partes, o prazo subiu para 17 minutos. Por fim, com os atuais acontecimentos e a mudança climática cada vez mais acelerada, o relógio do apocalipse está apenas a 1 minuto e meio da meia-noite.