Com a primavera trazendo uma onda de calor intensa ao Brasil, e algumas cidades como o Rio de Janeiro registrando temperaturas acima de 40 graus, a preocupação com os animais de estimação ganha destaque.
Um vídeo que se tornou viral neste final de semana ilustra bem essa situação. Nele, um cãozinho em busca de alívio do calor, se deita dentro de um isopor cheio de gelo durante um churrasco em Santíssimo, Zona Oeste do Rio.
A cena inusitada, registrada pelo Diego Reis, levanta um alerta sobre o bem-estar dos animais em condições extremas de temperatura. O cachorro é o Mirandinha, que vive na região. Apesar de não ter um lar, ele foi adotado pelos amigos e sempre incluem o bichinho nos eventos que organizam.
Em regiões como Guaratiba, na zona oeste do Rio, a sensação térmica para os humanos beirou os 60 graus. Mas não é possível determinar com precisão o que os animais sentem nessas condições.
Alguns tutores, sabendo dos riscos, têm adotado medidas para proteger seus pets. Diogo Chalegre, morador de Botafogo, por exemplo, ajusta os horários de passeio de seu salsichinha de 10 anos, Teo, e garante uma hidratação adequada com água fresca e frutas geladas
Dr. André Sena, veterinário especializado em cães, gatos e animais exóticos, enfatiza que os animais sentem mais calor que os humanos.
Ele pontuou ainda que os perigos dos passeios em horários de calor extremo precisam ser observados, considerando o risco de queimaduras nas patas dos bichinhos e a insolação, que pode levar a complicações graves e até fatais.