Notícias
0

Brendan Fraser, de “A Baleia”, vence Oscar de Melhor Ator

Americano era considerado um dos favoritos na categoria

Brendan Fraser venceu o Oscar na categoria de Melhor Ator por sua interpretação no filme A Baleia. O norte-americano era considerado um dos favoritos para levar um dos principais prêmios da noite. Essa é a primeira estatueta do ator, de 54 anos. Também disputavam o prêmio Austin Butler (Elvis), Colin Farrell (Os Banshees de Inisherin), Paul Mescal (Aftersun) e Bill Nighy (Living).

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas premiou mais uma história de volta por cima da vida real. Assim como Ke Huy Quan que ganhou o Oscar de Ator Coadjuvante e havia sido esquecido por Hollywood, Brandon Fraser que também estava afastado das telas foi consagrado com a estatueta de Melhor Ator.

Depois do estrelato nos anos de 1990, Fraser passou duas décadas atuando em papéis pequenos e lidando com uma sequência de problemas pessoais. Por isso, esse novo filme também é visto como o retorno do ator à Hollywood, uma história de superação pessoal que vai além do personagem.

Em A Baleia, Fraser Charlie, um homem obeso, com mais de 270 quilos, está confinado em casa, com dificuldades de locomoção, diversos problemas de saúde e uma vontade imensa de se reconectar com a filha para morrer tranquilamente.

Para mostrar o que esse papel significa para Fraser e a transformação – não apenas física – que ele teve que passar, vale voltar no tempo e relembrar os papéis que marcaram a carreira do ator, principalmente em filmes de aventura, comédia e fantasia como em George, o Rei da Floresta (1997) e A Múmia (1999), seu principal filme da carreira até então.

Depois do estrelato nos anos de 1990, Fraser passou duas décadas atuando em papéis pequenos e lidando com uma sequência de problemas pessoais. Por isso, esse novo filme também é visto como o retorno do ator a Hollywood, uma história de superação pessoal que vai além do personagem.

E assim começou a transformação de Brendan Fraser em Charlie. Para viver o personagem com mais de 270 quilos, o ator teve que usar próteses criadas em impressoras 3D. Brendan também ganhou peso para interpretar o professor, mas o trabalho mais árduo aconteceu no dia a dia das filmagens. Eram seis horas diárias de preparação: as próteses e macacões para deixá-lo com o corpo de Charlie, pesavam de 22 a 136 quilos. Já a maquiagem precisava fazer o acabamento e esculpir o rosto do ator, mas sem interferir nas expressões faciais responsáveis por grande parte da interpretação.

Como todo desenvolvimento das próteses foi feito durante a pandemia, o próprio ator que teve que tirar suas medidas. Além de vestir o corpo do personagem, foi preciso todo um preparo para psicologicamente entrar na mente e na alma de Charlie.

A Baleia é baseado na obra de mesmo nome de Samuel D. Hunter, que também escreveu o roteiro. Além de Fraser e Hong Chau – indicada ao Oscar como atriz coadjuvante, estão ainda no elenco Sadie Sink (Stranger Things), Samantha Morton (The Walking Dead) e Ty Simpkins (Jurassic World).

A produção é assinada pelo A24, estúdio que tem a maior quantidade de indicações ao Oscar, 18 no total e que é responsável por “Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo” (2022), “Close”, “Aftersun”, entre outros.