Verme d’água: Esta larva é venenosa tem dentes de cobre e é capaz de paralisar o corpo de uma presa
Ele tem uma aparência apavorante
Embora possam parecer inofensivos à primeira vista, os bloodworms, vermes que possuem dentes de cobre, capazes de injetar um veneno paralisante em suas presas.
Os pescadores estão particularmente suscetíveis a serem picados por essas criaturas aquáticas. A picada deste verme causa coceira, dor, inchaço e pode até resultar em uma possível infecção bacteriana secundária.
Esses vermes usam cobre encontrado nos sedimentos marinhos, juntamente com proteínas, para criar uma mandíbula incomum com presas potentes.
“O verme começa com um precursor de proteína, que recruta o cobre para se concentrar em um líquido viscoso e rico em proteínas com alto teor de cobre e separação de fase da água”, é assim que segundo os cientistas que estudaram estes vermes, pela primeira vez, como estes organismos conseguem formar dentes de cobre.
Os cientistas ficaram entusiasmados com o processo da sintetização do cobre através de uma composição absolutamente simples.\n\nOs bloodworms possuem uma vida útil de aproximadamente cinco anos e são conhecidos por sua capacidade de sobreviver em ambientes desafiadores, como locais com baixa disponibilidade de oxigênio.
Estes vermes são territoriais e mal-humorados e se enfurecem com bastante facilidade, quando se deparam com outro verme, geralmente partem para uma disputa feroz usando seus dentes de cobre como armas.
Vale ressaltar que os bloodworms desempenham o papel de bioindicadores da qualidade da água, indicando que a presença deles está associada à escassez de oxigênio na água.
No entanto, é importante destacar que essas larvas vermelhas não representam uma ameaça aos peixes e, na verdade, são utilizadas como alimento por alguns animais.